Ícone do site Jornal O Sul

Nível do Guaíba baixa e famílias voltam para as ilhas

Cheia e as fortes chuvas que atingiram Porto Alegre neste mês levaram à decretação de situação de emergência na cidade. (Foto: Lucas Uebel/ o Sul)

O nível do Rio Guaíba recuou fortemente desde o início da semana. Na régua eletrônica da ilha da Pintada, saiu da cota de Alerta – acima de 1,80 metro – na noite de domingo. Na medição das 17h dessa terça-feira, a marca já estava em 1,53 metro. Com o alagamento cedendo, as famílias do arquipélago que estavam abrigadas no ginásio Ginásio Tesourinha, em Porto Alegre, começarão a voltar para casa na manhã desta quarta-feira.

Depois de uma cheia que já chega ao 18 dia, a prefeitura da capital gaúcha auxiliará na volta para casa das 230 pessoas abrigadas. A Carris cederá ônibus para o transporte e a Defesa Civil coordenará a operação de retorno, com a Fundação de Assistência Social e Cidadania e o Centro Administrativo Regional Ilhas. O Departamento Municipal de Habitação está recebendo doações para apoiar a reconstrução das moradias.

Situação de emergência

A cheia do Guaíba e as fortes chuvas que atingiram Porto Alegre neste mês levaram à decretação de situação de emergência na cidade. A rede do Sistema Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre-Metroclima registrou até 331,6 milímetros de chuva no acumulado mensal, o que representa 290% da média histórica de outubro, de 114,3 milímetros. Mas, sob condições favoráveis de vento, com a diminuição progressiva da vazão dos rios contribuintes e sem previsão de chuva significativa em Porto Alegre ou nas bacia dos rios contribuintes esta semana, a tendência é de que o Guaíba siga baixando nos próximos dias. Na noite dessa terça-feira, a previsão indicava dia ensolarado para hoje na capital gaúcha.

Sair da versão mobile