Ícone do site Jornal O Sul

Nívia de Lima faz história na Copinha com vitória da Chapecoense

Treinadora de 44 anos se torna a primeira mulher a vencer na competição e inspira nova geração. (Foto: Carla Cenci/ACF)

A estreia da Chapecoense na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2026 entrou para a história. A vitória por 3 a 2 sobre o Volta Redonda, na primeira rodada, marcou a primeira vez que uma equipe comandada por uma mulher saiu vencedora na tradicional competição de base.

A responsável pelo feito é Nívia de Lima, de 44 anos, que também se tornou apenas a segunda mulher a dirigir um time masculino na Copinha. Antes dela, apenas Nilmara Alves Pinto, do Manthiqueira, havia ocupado esse posto.

Formada em Educação Física, Nívia trabalha na Chapecoense desde 2012 e já passou pelas categorias sub-12, sub-15 e sub-17. Em 2025, levou o sub-20 à final do Campeonato Catarinense, credenciais que a colocaram à frente da equipe na Copinha.

Natural de Pernambuco, a treinadora revelou em entrevista à ESPN que enfrentou resistência no início da carreira:

“Por parte das crianças, nunca sofri preconceito, mas precisei provar para os pais que eu era capaz. Alguns chegaram a questionar minha contratação. Hoje, é um orgulho estar aqui e agradeço à Chapecoense. Ensinar e trabalhar com esporte sempre foi meu sonho.”

Nívia também destacou sua inspiração em Muricy Ramalho, multicampeão no futebol brasileiro: “Gosto da forma como ele lida com os atletas. É sincero, correto e sempre reforça que nada se conquista sem trabalho. Me espelho nele como profissional e como ser humano.”

Com o triunfo histórico, a Chapecoense volta a campo nesta terça-feira (6), em Santa Fé do Sul, para enfrentar o Atlético-BA, pela segunda rodada da Copinha.

Sair da versão mobile