Ícone do site Jornal O Sul

No Chile, é lançada pedra fundamental de nova base antártica brasileira

A conclusão da obra está prevista para 2018. (Foto: Marinha do Brasil/Divulgação)

Os ministros Aldo Rebelo (Defesa) e Celso Pansera (Ciência, Tecnologia e Inovação) lançaram nessa segunda-feira a pedra fundamental da nova base brasileira na Antártica. A anterior, EACF (Estação Antártica Comandante Ferraz), incendiou-se em 2012, com a morte de dois militares.

A cerimônia de lançamento, porém, ocorreu no continente sul-americano, a mais de mil quilômetros de distância. Foi no Instituto Antártico Chileno em Punta Arenas, vizinho do hotel Cabo de Hornos, onde se hospeda a comitiva ministerial.

Não era esse o plano. Os ministros, acompanhados de congêneres chilenos e outras autoridades, deveriam participar do evento junto às fundações da nova EACF, no mesmo lugar da incendiada.

O tempo na península Antártica, porém, atrapalhou. Um avião Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira levaria as autoridades da estação chilena Eduardo Frei, de onde seguiriam de helicóptero para a baía do Almirantado e a ilha do Rei Jorge, local da cerimônia. O teto de apenas 500 pés (150 metros), segundo o último boletim de Frei, impediu a decolagem para pouso, três horas depois, na pista de cascalho.

As obras começaram em dezembro, com trabalhos de geotecnia. Quando ficar pronta, o que está previsto para 2018, a nova EACF terá um total de 4,5 mil metros quadrados, 17 laboratórios e abrigará até 64 pessoas, entre pesquisadores e militares. (Marcelo Leite/Folhapress)

Sair da versão mobile