Ícone do site Jornal O Sul

Nobel da Paz vai para grupo que promove a democracia na Tunísia

O grupo é formado pela presidente da União Tunisiana da Indústria, do Comércio e do Artesanato, Wided Bouchamaoui, pelo secretário-geral da União Geral Tunisiana do Trabalho, Houcine Abbassi, pelo presidente da Liga Tunisiana dos Direitos Humanos, Abdessattar ben Moussa, e pelo presidente da Ordem Nacional dos Advogados da Tunísia, Mohamed Fadhel Mahmoud (Foto: AFP)

O Prêmio Nobel da Paz de 2015 foi concedido ao Quarteto de Diálogo Nacional da Tunísia. A comissão do prêmio anunciou a decisão nesta sexta-feira (09) em Oslo, na Noruega. O grupo é formado pela  presidente da União Tunisiana da Indústria, do Comércio e do Artesanato, Wided Bouchamaoui, pelo secretário-geral da União Geral Tunisiana do Trabalho, Houcine Abbassi, pelo presidente da Liga Tunisiana dos Direitos Humanos, Abdessattar ben Moussa, e pelo presidente da Ordem Nacional dos Advogados da Tunísia, Mohamed Fadhel Mahmoud.

O grupo político, destacou a comissão, foi criado em 2013 para acelerar o processo de democratização da Tunísia após os eventos de 2011, que levaram à queda do então ditador Ben Ali. Ressaltou-se que a coalizão estabeleceu um processo político alternativo e pacífico no momento em que o país estava à beira de uma guerra civil.

A escolha é uma surpresa porque na lista de favoritos estavam, entre outros, o papa Francisco, a chanceler alemã Angela Merkel, um padre da Eritreia e um médico congolês. “Foi um instrumento que permitiu à Tunísia, em um espaço de poucos anos, estabelecer um sistema de governo constitucional que garante os direitos fundamentais de toda a população, independentemente do sexo, convicção política ou crença religiosa”, destacou a comissão em Oslo. Ao todo, 273 indicações foram feitas neste ano. O número é menor apenas do que o registrado em 2014 – 278. (Folhapress) 

Sair da versão mobile