Ícone do site Jornal O Sul

Noite de gala: baile de debutantes reúne em Porto Alegre 29 alunas de escolas públicas

Evento teve como local a Associação Leopoldina Juvenil. (Foto: Pedro Piegas/Arquivo PMPA)

Uma das mais tradicionais instituições sociais de Porto Alegre, o Clube Leopoldina Juvenil foi palco, na noite de segunda-feira (6), de uma celebração repleta de emoção, solidariedade e inclusão social: a 3ª edição do “Baile de Debutantes Solidário”, evento que reuniu 29 adolescentes da rede pública de ensino e que não dispõem de recursos para uma festa de 15 anos nesses moldes.

O ingresso das garotas no salão festivo se deu sob acompanhamento de cadetes do Colégio Militar da capital gaúcha. Além disso, elas tiveram como “madrinhas” as debutantes do próprio clube – que haviam protagonizado seus ritos de passagem no sábado anterior ao baile. E, a exemplo do Baile do ano passado, os sócios puderam comprar ingressos para acompanharem de perto a realização.

A iniciativa é uma realização conjunta entre o Movimento de Mulheres Marlene Martini Carneiro e o clube do bairro Moinhos de Vento, com apoio da prefeitura por meio do Gabinete da Primeira-Dama. O processo de seleção das meninas se deu por meio de inscrição aberta no final de dezembro de 2024 – em breve, já serão dados os primeiros movimentos para o baile de 2026.

Em paralelo, associados do clube e outros colaboradores da iniciativa contribuíram por meio de cotas financeiras. Outros auxiliaram doando itens de vestuário, reforçando ao longo do ano a rede de solidariedade que permitiu a realização das duas bem-sucedidas edições anteriores.

Durante os últimos meses, as garotas participaram de uma série de atividades culturais, bem como de convivência e lazer – incluindo oficinas de autoestima, rodas de conversa e ações de voluntariado. O objetivo foi fortalecer valores como solidariedade, empatia e respeito, promovendo vivências que contribuam para o desenvolvimento pessoal e emocional das participantes.

A primeira-dama municipal, Valéria Leopoldino, chamou a atenção para o caráter humano e transformador da iniciativa: “Ver essas 29 jovens vivendo esse momento tão especial enche o coração de esperança. O Debut Solidário é mais do que um baile: é sobre sonhos, oportunidades, afeto e pertencimento. Cada sorriso dessas meninas mostra que, quando caminhamos juntos, a solidariedade se transforma em futuro”.

Preparativos

O tão sonhado baile de debutantes teve seus preparativos finais horas antes do evento., com as adolescentes passando por uma cuidadadosa produção de maquiagem e penteado em um salão de beleza. Em seguida, foi a vez do nervosismo da prova de vestidos e do ensaio-geral, para os últimos ajustes.

Elas chegaram à Associação Leopoldina Juvenil (a maioria pela primeira vez) a bordo de vans especiais. Os disponibilizados foram disponibilizados por uma empresa do ramo de transportes e que também consta na lista de apoiadores.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile