Ícone do site Jornal O Sul

Noruega planeja túnel de 1,7 km para navios

Com 37 metros de altura, túnel na península de Stad irá permitir passagem de navios de cruzeiro em região de navegação perigosa. (Foto: Reprodução)

Uma agência costeira norueguesa planeja construir o primeiro túnel para navios comerciais em uma península no mundo. Com 37 metros de altura e 26,5 metros de largura e 1,7 km de extensão, ele permitirá que navios de cruzeiro atravessem a península de Stad, na costa Oeste do país.

A região é considerada especialmente perigosa durante tempestades, que atingem o local entre 45 e 100 dias por ano, segundo a Administração Costeira Norueguesa. Fortes ventos, correntes e ondas tornam a navegação ainda mais difícil e mortes são registradas anualmente.

As primeiras propostas para a construção de um túnel na região foram apresentadas em 1874 pelo jornal Nordre Bergenhus Amtstidende, mas apenas após estudos realizados em 2000-2001 e 2007-2008 a península de Stad foi escolhida como ponto mais adequado.

O governo norueguês anunciou que irá destinar 1 bilhão de coroas norueguesas (cerca de US$ 117.6 milhões) para a construção do túnel. A obra deve começar em 2018 e durar quatro anos, com plataformas de perfuração subterrânea atravessando 7.5 toneladas de rocha.

Sair da versão mobile