Ícone do site Jornal O Sul

Nova secretária responsável pelo enfrentamento ao coronavírus no Ministério da Saúde diz que vai ampliar a testagem no Brasil

O nome da médica Rosana Leite de Melo é o terceiro indicado para ocupar o cargo. (Foto: Divulgação)

A nova secretária extraordinária de enfrentamento à covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite, disse que uma das suas frentes de trabalhos na pasta será ampliação da testagem no Brasil. Segundo a médica, novos protocolos no enfrentamento da pandemia serão adotados e outros, antigos, reformulados.

“Já estamos vendo alguns pontos com a área técnica, já me apresentaram o que eles produziram durante um mês quase que estão trabalhando em cima da política de testagem. A gente está vendo como, mas temos que ampliar [testagem] isso é fato. Temos que ampliar sim, e muito”, disse.

Rosana, ainda pontuou que irá “lutar” para implementar políticas que levem em consideração a prevenção primária, a vacinação. “Pretendo implantar e implementar as políticas já existentes e tentar ter mais capilaridade na ponta. Então, nós precisamos basear na prevenção primária, que é a vacinação principalmente”, frisou a nova secretária extraordinária de enfrentamento à covid-19 do Ministério da Saúde.

A médica categorizou o cenário o atual cenário da pandemia no Brasil, como “ruim”. Para Rosana, um outro ponto de atenção dentro da nova secretaria será a atenção às pessoas no momento “pós-covid”, no caso aqueles indivíduos que apresentam sequelas depois do tratamento contra o vírus.

“A gente sabe que o covid é traiçoeiro, então, temos o pós-covid que no caso seria a prevenção terciária. Nós estamos ainda num cenário ruim da pandemia, então, a gente tem que tentar o controle, mitigando bastante, diminuindo a incidência dela e também temos que pensar nas ações para o futuro, se Deus quiser”, falou.

De acordo com a médica, nesta sexta-feira (18), pela manhã deve atender no consultório particular dela e à tarde, participar da cerimônia de posso do nova presidência do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), instituição que conduzia como diretora-presidente.

A nova secretária disse que deve voltar à Brasília na segunda-feira (21) para conduzir as novas demandas da pasta. “É uma secretaria nova e a gente está montando tudo, tudo o que você imagina”, detalhou.

Nomeação

A Casa Civil da presidência da República nomeou a médica Rosana Leite de Melo como secretária extraordinária de enfrentamento à covid-19 do Ministério da Saúde. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (17) e assinada pelo ministro chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos.

O nome da médica Rosana Leite de Melo é o terceiro indicado para ocupar o cargo. A primeira opção do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foi Francieli Fantinato, que assumiu a coordenação do Plano Nacional de Imunização (PNI). Depois, a infectologista Luana Araújo foi anunciada para a função, no entanto, dez dias depois o governo informou que ela não seria nomeada.

Histórico

A médica Rosana Leite atuava como diretora-presidente do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, referência no tratamento de pacientes com a doença no Estado.

Rosana assume a secretaria após governo desistir de nomear a médica Luana Araújo, uma crítica do uso de medicamentos sem eficácia comprovada contra covid, como defende o presidente Jair Bolsonaro.

Ela é médica cirurgiã de cabeça e pescoço e servidora pública federal desde 2003. No mesmo ano, começou a trabalhar no HRMS e em 2014, começou a atuar como professora do curso de medicina da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Sair da versão mobile