Ícone do site Jornal O Sul

Novas maneiras de empreendedorismo são estimuladas no 16° Congresso Internacional da Gestão

16º Congresso Internacional de Gestão

Foto: divulgação

O 16º Congresso Internacional da Gestão, evento promovido pelo PGQP (Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade) teve início ontem (16) e termina hoje (17), onde, após este segundo encontro, será realizada a 20ª edição do Prêmio Qualidade RS e a 5ª edição do Prêmio Inovação PGQP. Juntos, os eventos são reconhecidos como um dos maiores encontros na área da Gestão e da Qualidade, em nível mundial. Os eventos ocorrem no Teatro do Sesi, na Fiergs, em Porto Alegre (RS), com referências internacionais, grandes lideranças do Brasil, e muitas novidades.

No primeiro dia de Congresso,  foi apresentada a palestra “Novo Empreendedorismo: Movimento empreendedor corporativo”. Na palestra, Sérgio Detoie, diretor executivo da empresa Empreenda.vc e André Coutinho, Diretor da Symnetics Brasil defenderam o estímulo das grandes empresas em novos empreendedores.

André Coutinho apresentou as tendências de novos modelos de negócios dando ênfase no movimento colaborativo e nas tecnologias emergentes no mercado brasileiro. Como exemplo, Coutinho citou a multinacional 3M, reconhecida como empresa número 1 em inovação do mundo, que explora novas ideias associando-se a startups espalhadas no mundo inteiro. Atualmente, a 3M investe cerca de 100 milhões de reais anualmente em novas empresas como Startups.

Sérgio Detoie indicou que a geração atuante no mercado de trabalho se preocupa mais em entender a experiência dos clientes e usuários do que em seguir os modelos tradicionais de empresas de negócios. Detoie realçou a importância do engajamento de grandes empresas no incentivo de novos empreendimentos, usando como exemplo a empresa NOKIA, que conta com um fundo de investimento direcionado para startups inovadoras.

No final da palestra, foi apresentado um vídeo dos empresários suíços Alexandre Grutman e Colin Turner, executivos da empresa Inno Fuel, que direciona fundos para empresas de variadas áreas, tendo como critérios inovação e retorno à sociedade. No vídeo, Grutman aconselha grandes empresas a buscar novos empreendedores nas universidades e incubadoras espalhadas no mundo. Grutman indica que o Brasil tem grande potencial de inovação e que necessita de estímulos para o novo empreendedorismo, tanto por parte do governo quanto pelas empresas de grande porte.

Sair da versão mobile