Ícone do site Jornal O Sul

Novas regras do Pix vão começar a valer. Veja o que muda

Novas regras ainda não tem data certa para começarem a valer. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Pix, modelo de transação financeira lançado no ano passado, vai passar por mudanças segundo o Banco Central (BC). Outros meios de pagamento também vão sofrer alterações como o TED e o DOC. De acordo com o BC, o objetivo é trazer mais segurança nas operações financeiras.

O moderno sistema passou a ser o queridinho dos brasileiros pela facilidade em realizar transferências 24 horas por dia, incluindo os finais de semana e feriados. Tanta facilidade chamou a atenção de golpistas. Para evitar o aumento de golpes e sequestros relâmpagos que vem se tornando comum — quando a pessoa é obrigada a fazer transações para conta dos bandidos usando o Pix — o Banco Central resolveu aumentar a proteção e criar regras para o uso da plataforma.

O que muda

Quando começam a valer?

O Banco Central ainda não determinou uma data para quando as regras começarão a valer. O presidente da Instituição, Roberto Campos Neto, disse durante coletiva de imprensa: “Imaginamos que elas serão efetivas em algumas semanas”.

Sequestros relâmpagos

Segundo dados divulgados pela imprensa, a polícia de São Paulo descobriu, em detalhes, como funciona a organização das quadrilhas que praticam o sequestro-relâmpago e roubam o dinheiro das vítimas por transferências via Pix.

Dois a três criminosos armados escolhem e rendem as vítimas nas ruas. Eles recebem uma parte do valor roubado. Outro integrante da quadrilha é o ‘conteiro’. Esse não participa diretamente do sequestro, mas indica quais contas bancárias receberão as transferências via Pix.

Sair da versão mobile