Ícone do site Jornal O Sul

Novo Ford Mustang Shelby GT350R terá rodas de carbono de série

Mustang Shelby GT350R

Novo material entrega um desempenho sem precedentes para o chassi do modelo. Foto: Divulgação

A Ford está realizando um projeto com o novo Mustang Shelby GT350R. A utilização de fibra de carbono – material de altíssimo desempenho – na construção das rodas.

Até então este tipo de equipamento era acessível apenas no mercado de reposição. Pensando nisto, a Ford se uniu a seu fornecedor australiano Carbon Revolution para encarar o desafio de elaborar as primeiras rodas de fibra de carbono produzidas em massa. Projetados, desenvolvidos e testados dentro do mais alto padrão técnico, estas rodas pioneiras entregam um desempenho sem precedentes para o chassi do modelo, com grande economia de peso e dinâmica de condução otimizada.

Por que fibra de carbono?

Entre entusiastas e fãs de carros esportivos, fibra de carbono é um dos elementos presentes na lista de “componentes dos sonhos” para veículos de alta performance. No mundo dos supercarros apenas a Koenigsegg ofereceu este tipo de material.

Diminuir o peso total no contato com o solo é benéfico para a dinâmica de um carro, mas uma redução no peso não suspenso (componentes não suportados pela suspensão) pode ter um impacto significativo sobre a dinâmica e desempenho. Menos peso não suspenso ajuda veículos iniciar, parar e girar mais rápido, reduzindo roda de inércia de rotação, melhorando drasticamente o tempo de resposta às solicitações do condutor. Menor peso não suspenso também se traduz em componentes de suspensão não terem que trabalhar tão duro para manter a aderência com a estrada sobre superfícies onduladas ou quebrados.

Sair da versão mobile