Ícone do site Jornal O Sul

Novo furto de cabos: iluminação é parcialmente restabelecida no Túnel da Conceição, em Porto Alegre

Estrutura viária já sofreu 14 ações criminosas só neste mês. (Foto: Arquivo/PMPA)

Localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, o Túnel de Conceição teve sua iluminação parcialmente restabelecida nessa quinta-feira (19), um dia após ficar às escuras em ambos os sentidos, devido a novo furto de cabos elétricos. O material subtraído pertence ao quadro de alimentação do circuito, na parte interna da estrutura viária – uma das mais importantes para chegadas e saídas da cidade.

Equipes da concessionária IPSul continuam trabalhando no local ao menos durante a madrugada desta sexta-feira, turno durante o qual é menor o fluxo de veículos na região. De acordo com a prefeitura, ainda há pontos desligados em função da retirada de 70 projetores na parte superior do túnel, no sentido Centro-Bairro.

O prejuízo estimado pela empresa responsável é de aproximadamente R$ 70 mil somente com essa investida criminosa, a 14ª registrada no túnel desde o início deste mês. Além do reforço nas rondas da Guarda Civil Metropolitana (GCM), a concessionária IPSul cogita substituir os cabos de cobre (metal que é alvo dos furtos) por versões em alumínio, a fim de evitar novas ocorrências. Também é avaliada a implantação de câmeras de segurança no local.

Dupla presa

Na quarta-feira (mesmo dia do ataque) uma operação coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança (SMSeg) com apoio da IPSul, CEEE Equatorial e Claro resultou na prisão de dois homens. Eles estavam em estabelecimentos de reciclagem e ferro-velho na região central da capital gaúcha.

“Nos locais foram encontrados dois projetores identificados como patrimônio da IPSul e do mesmo padrão utilizado no Túnel da Conceição”, ressalta a administração municipal. Qualquer cidadão pode colaborar no combate a esses e outros crimes, por meio do encaminhanento de informações ao telefone 156 (Central do Cidadão) – o denunciante é protegido pelo anonimato.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile