Ícone do site Jornal O Sul

Novo robô do Google levanta do chão sozinho e carrega caixas

Androide Atlas agora consegue se levantar sozinho e tem sensores para "sentir" o mundo ao seu redor. (Crédito: Reprodução)

O robô que já surpreendia por levar pancadas sem perder o equilíbrio ou correr em ambientes acidentados ganhou uma nova versão. A empresa especialista em robótica que pertence à A Alphabet Inc., a holding que detém o Google, anunciou um novo modelo do Atlas, o androide que foi aprimorado e ganhou coordenação para se levantar do chão sozinho e carregar objetos pesados.

Androide está mais leve. 

A Boston Dynamics, uma das subsidiárias da Alphabet, reduziu o peso e a altura do robô. O novo Atlas pesa 81 quilos e tem 1,75 metro altura, pouco mais da metade mais leve e alguns centímetros a menos que a versão anterior. A bateria ficou mais potente e uma série de novos sensores foi espalhada pelo corpo dele. São esses componentes que fazem o robô “sentir” o mundo ao seu redor e conseguir se equilibrar sobre as duas pernas e evitar ou superar obstáculos pelo caminho.

E mais ágil. 

Além disso, como os sensores permitem que o robô saiba a que distância está de objetos, ele reage mais rapidamente quando algo é afastado dele. No vídeo publicado pela Boston Dynamics para fazer o anúncio, o novo Atlas ergue caixas de 4,5 quilos do chão e as coloca em estantes. Em outro momento, um pesquisador derruba a caixa que o robô carrega e a afasta. O robô então caminha até o objeto para apanhá-lo novamente.

A cena mais surpreendente, porém, é a que o Atlas recebe uma pancada, cai e se levanta sozinho. Ele também consegue fazer com mais facilidade ações cotidianas como abrir portas e caminhar por terrenos acidentados. (AG)

 

 

Sair da versão mobile