Um novo smartphone desenvolvido para crianças promete aumentar a segurança digital ao bloquear automaticamente imagens de nudez, impedindo que sejam vistas ou capturadas pelo aparelho. O modelo, batizado de Fuse, foi criado pela empresa finlandesa Human Mobile Devices (HMD), a mesma responsável pela fabricação dos celulares Nokia.
A iniciativa surgiu em meio a preocupações crescentes de pais de todo o mundo sobre os riscos associados ao uso de smartphones tradicionais. No Brasil, por exemplo, a Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (dia 20), um projeto de lei que garante a proteção de crianças nas redes sociais. O texto volta para nova análise do Senado, onde foi apresentado em 2022.
Novo dispositivo
O aparelho permite acesso a redes sociais e aplicativos de mensagens — desde que autorizado pelos responsáveis —, mas com camadas extras de proteção. Disponível pela operadora Vodafone, o Fuse é apontado por seus criadores como não apenas um novo modelo de telefone, mas sim uma nova categoria de smartphone voltada ao público infantil.
Como funciona
O Fuse utiliza inteligência artificial para analisar, em tempo real, qualquer imagem exibida na tela ou capturada pela câmera. Caso seja identificada alguma nudez, o conteúdo é automaticamente bloqueado, impedindo que seja visto ou armazenado.
O processo acontece diretamente no próprio aparelho, sem a necessidade de enviar dados para servidores externos. A tecnologia usada é o HarmBlock+ AI, desenvolvida pela empresa britânica SafeToNet, especializada em segurança digital infantil.
Crise mundial
O aparelho foi desenvolvido em resposta ao que especialistas descrevem como uma crise mundial, com milhares de casos de crianças sendo aliciadas a enviar imagens íntimas de si mesmas ou compartilhando esse tipo de conteúdo.
Uma pesquisa recente da Vodafone mostrou que um em cada cinco adolescentes, entre 11 e 17 anos, relatou ter se sentido pressionado a compartilhar uma imagem íntima de si mesmo.
Outros recursos do aparelho
Além da tecnologia de bloqueio de nudez, o Fuse oferece uma ampla gama de controles parentais. Segundo os criadores, o aparelho pode “crescer junto com a criança”, à medida que os pais liberam gradualmente funções adicionais, como o uso da câmera ou de aplicativos de música.
Entre os recursos oferecidos pelo Fuse estão: Rastreamento de localização a cada 24 segundos; Controle parental sobre quais aplicativos podem ser acessados, gerenciado diretamente pelo celular dos responsáveis; Limites de tempo de tela para cada aplicativo individualmente; Bloqueio padrão do acesso à internet e a aplicativos de redes sociais; Definição de “zonas seguras” para localização física, com alertas enviados aos pais sempre que a criança entrar ou sair desses locais; Lista de contatos autorizados, permitindo que apenas pessoas de confiança possam enviar ou receber mensagens; Proteção de privacidade, já que nenhum dado – como fotos ou histórico de navegação – é armazenado em nuvem ou compartilhado fora do dispositivo.
Preço no Reino Unido
O Fuse será vendido em lojas físicas e on-line, exclusivamente pela Vodafone UK e Three. O preço é de £ 33 por mês (o equivalente a R$ 243), com £ 30 (R$ 221) de pagamento inicial. Nos próximos meses, a empresa planeja expandir a venda para outros países, começando pela Austrália.
Desenvolvimento do aparelho
Segundo a HMD, mais de 37 mil pais e crianças ao redor do mundo foram consultados durante o desenvolvimento do projeto, com o objetivo de identificar lacunas nos dispositivos infantis existentes.
Os pais relataram que os celulares atualmente disponíveis para crianças eram ou arriscados demais ou muito limitados. Aplicativos de segurança projetados para tornar smartphones comuns mais seguros eram, muitas vezes, fáceis de contornar, o que levou as famílias a desejar uma solução mais robusta.