Ícone do site Jornal O Sul

Número de casos de covid aumenta no Litoral Norte gaúcho após festas de final de ano

Apesar do grande número de positivados, não há crescimento nas internações em Unidades de Terapia Intensiva. (Foto: Divulgação)

As praias do Litoral Norte estão lotadas de turistas que foram passar as festividades de final de ano. E com esse número elevado de veranistas, houve um crescimento nos casos de Covid-19. A procura pelo atendimento de saúde aumentou significamente, após a virada de ano.

Quase um milhão de pessoas passaram a virada de ano em Capão da Canoa. Muitos visitantes ainda seguem na praia, e por causa dessa aglomeração, houve uma disseminação significativa da Covid-19, já que os casos positivos seguem aumentando. “No início de dezembro, a gente tinha em média 40 a 50 consultas por dia e, entre esses, 5% positivavam para a Covid. Na segunda-feira (3), nós tivemos 200 atendimentos e 50% estão positivando para Covid”, relatou o secretário de Saúde de Capão da Canoa, Josiel Matos.

Há apenas quatro médicos trabalhando na UPA Covid de Capão da Canoa. E dois atuando no P.A de Capão Novo. Segundo o secretário de saúde da cidade, para atender a demanda que procura o sistema de saúde, seria necessário um aporte financeiro maior do governo do Estado, pois mais pessoas se mudaram para morar nas praias do Litoral Norte, desde o início da pandemia.

“O aporte financeiro que a gente recebeu do governo do Estado para a Operação Verão foi de R$ 40 mil. A saúde, a contratação e manter equipes é muito caro. E R$ 40 mil é muito insuficiente pelo o que a gente tem que prestar, atender, e principalmente com essa grande onda de Covid. Seria necessário mais atenção do governo do Estado com o Litoral”, afirmou Matos.

A moradora Rosani, de Capão da Canoa, contou que está com dificuldade de conseguir atendimento pelo SUS para o seu filho. E, para solucionar o problema, terá que pagar uma consulta particular. “Muito difícil, muito demorado o atendimento. Qualquer problema de saúde, às vezes, a gente tem uma outra dor, mas a primeira coisa que eles dizem é tem que fazer o teste da Covid. A gente fica cinco horas aqui esperando, e ainda assim, eu já vi pessoas com testes positivados para a Covid misturadas com outros pacientes. Está muito difícil”, contou a atendente de fiambreria, Roseni Friedrich.

Em Xangri-Lá, a situação não é diferente. “Esse é o resultado do Natal. Só ontem (3) foram mais de 250 atendimentos, só no setor do Covid. Estamos com três médicos direto, 24 horas. Estamos fazendo os testes, a maioria positivando”, disse a secretária de Saúde de Xangri-Lá, Luzia Barbosa Netto.

Em Tramandaí, 148 pessoas procuraram por atendimento na UPA 24 horas, na segunda-feira (3). “Portanto, cinco vezes o quantitativo do início de dezembro. Isso nos preocupa muito porque os pacientes, na sua totalidade, tem sido testado e, o percentual de pacientes com teste positivo pra Covid tem girando em torno de 20%. O que nos remete a preocupação da existência e circulação de uma outra cepa viral”, destacou o secretário de Saúde de Tramandaí, Luciano Saltiel.

Apesar do grande número de positivados, não há crescimento nas internações em Unidades de Terapia Intensiva e nem de mortes registradas pela doença. Por isso, é importante lembrar a população que continue se vacinando e usando máscara.

Sair da versão mobile