Ícone do site Jornal O Sul

Número de mortes provocadas pelo vírus H1N1 no Brasil neste ano sobe para 1.121, segundo o Ministério da Saúde

Ministério da Saúde promoveu campanha de vacinação contra o vírus (Foto: Jackson Ciceri/O Sul)

Desde o início do ano até o dia 18 de junho, 1.121 pessoas morreram em decorrência do vírus H1N1 no Brasil, segundo novo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde. Em uma semana, desde a divulgação do informe anterior, foram registradas 118 novas mortes pelo vírus.

Ao todo, foram notificados 5.871 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por influenza A (H1N1) ao longo de 2016. A SRAG é uma complicação da gripe. Em uma semana, foram verificados 657 novos casos de SRAG por H1N1 no País.

Além das mortes pela influenza A (H1N1), houve ainda 110 mortes por outros tipos de influenza. São Paulo foi o Estado com o maior número de mortes por influenza, correspondendo a 41,7% do total no Brasil.

Vírus chegou antes do previsto

Neste ano, o vírus H1N1 chegou antes do previsto, atingindo uma população vulnerável por ainda não ter tomado a vacina. No Rio Grande do Sul, pelo menos 143 pessoas morreram devido à influenza em 2016.

Especialistas discutem várias hipóteses que podem explicar a antecipação da chegada do vírus, que vão desde fatores climáticos até o aumento de viagens internacionais que podem ter trazido o H1N1 que circulava no Hemisfério Norte. Mas não há uma explicação definitiva para a chegada precoce do vírus. (AG) 

Sair da versão mobile