Ícone do site Jornal O Sul

Número de participantes no Encceja é recorde, diz ministro da Educação

(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil)

Mais de 1,1 milhão de pessoas realizaram, no último domingo (25), o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). No total, foram 1.185.945 jovens e adultos que fizeram o exame em 5.839 locais de prova em 613 municípios.

O número de participantes é um recorde para o exame, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Apesar disso, o exame registrou um alto índice de abstenção: quase 3 milhões de pessoas se inscreveram para o exame. Os gabaritos serão divulgados no dia 6 setembro e o resultado das provas sairá em dezembro, ainda sem dia definido.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, concedeu entrevista coletiva na tarde desta segunda (26), em Brasília, e considerou a aplicação um sucesso. “Tudo correu bem, foi o índice mais baixo que tivemos de eventuais pequenos problemas. A estrutura e a máquina estão funcionando perfeitamente. O sucesso do Encceja é uma prova de que tudo está dentro do que esperávamos. É um teste para o que vem para o Enem”, comemorou.

O período para entrar com recursos termina na próxima sexta-feira (30), para aqueles que se sentiram prejudicados de alguma forma. O pedido deve ser feito no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Sair da versão mobile