Ícone do site Jornal O Sul

Número de processos envolvendo facções criminosas e milícias cresceu quase 100% em cinco anos no Brasil

Os dados são do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). (Foto: Divulgação)

O número de processos envolvendo facções criminosas e milícias quase dobrou no Brasil nos últimos cinco anos, em meio ao avanço das discussões sobre o fortalecimento do combate a essas organizações dentro e fora do País.

Dados do Painel Nacional do Crime Organizado do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) mostram que as novas ações penais registradas na primeira instância saltaram de 1,7 mil, em 2020, para 3,3 mil, em 2025, o equivalente a uma alta de 98%.

O primeiro grau do Judiciário é a etapa inicial de tramitação de uma ação antes de ela ser analisada por tribunais.

O aumento também aparece no volume de ações penais pendentes na mesma instância, ou seja, que aguardam julgamento. Entre 2020 e 2025, o número passou de 5 mil para 13 mil casos, um aumento de 155,9%, segundo dados do CNJ.

Sair da versão mobile