O filme brasileiro “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, foi eleito o melhor filme do ano pelo jornal americano especializado em cinema The Hollywood Reporter.
Em lista divulgada nesta quinta-feira (11), David Rooney, um dos críticos do The Hollywood Reporter, colocou o longa-metragem no topo, logo antes dos filmes “Uma Batalha Após a Outra” (segunda posição) e “Sirât” (terceira posição).
“O filme de Kleber Mendonça Filho reinventa o thriller político com maestria, trazendo Wagner Moura em sua melhor atuação como Armando, um especialista em tecnologia que retorna à sua cidade natal, Recife, no Nordeste, após um perturbador confronto com um funcionário federal corrupto”, defende Rooney.
“Repleto de humor absurdo, reflexões comoventes sobre história e memória, fortes emoções, cores vibrantes e um profundo amor pelo cinema, este é um filme singular. Uma cena bizarra que evoca lendas urbanas começa com capivaras pastando em um campo à noite e transita para uma perna decepada aterrorizando um ponto de encontro gay — uma metáfora perspicaz que contrasta a tranquilidade da natureza com o caos e a perseguição do regime”, complementa.
“O Agente Secreto” marca o retorno de Wagner Moura ao cinema brasileiro. Nos últimos anos, ele esteve em produções internacionais como “Sergio” (2020), “Guerra Civil” (2024) e “Ladrões de Drogas” (2024).
O filme é uma forte aposta ao Oscar 2026, principalmente após aparecer nas indicações das premiações Globo de Ouro e Critics Choice Awards.
“O Agente Secreto” apareceu em outras grandes listas recentes. O The New York Times lançou uma lista das melhores atuações de 2025 e incluiu a brasileira Tânia Maria, 77, de “O Agente Secreto”, como “Melhor Atuação de Cigarro”, além da atuação de Wagner Moura.
