Ícone do site Jornal O Sul

O atentado em Paris deve pôr toda a Europa em estado de alerta

(Foto: Reprodução)

O atentado de Paris (França) deve pôr toda a Europa em estado de alerta, segundo o cientista político Rolf Tophoven, do Instituto de Pesquisa do Terrorismo e Segurança, e é provável que ataques ocorram também em outras grandes cidades europeias. “Os terroristas já foram infiltrados nos diversos países, onde a qualquer momento, como em Paris, alguma célula pode pôr em ação o seu plano”, afirmou.

Para ele, no atentado a Paris os extremistas tinham um motivo atual, que é a luta do exército francês na Síria. Mas, por trás do plano dos terroristas está não apenas o desejo de vingança, mas sim uma estratégia pérfida de fazer o conflito escalar, provocar nos governos uma forte reação contra o islamismo e ódio das populações locais contra os muçulmanos, para assim reforçar a propaganda e atrair novos adeptos. Em resumo, o EI (Estado Islâmico) “quer exportar a guerra da Síria e do Iraque para a Europa”, diz.

O cientista político acredita que o EI consegue atrair até não muçulmanos europeus que se convertem e deixam a vida na Europa para lutar na Síria ou no Iraque. “Na Europa, o EI já tem muitas células dispostas a seguir ordens e praticar uma chacina a qualquer momento”, explica.

Sair da versão mobile