O ator Carlos Vereza se reuniu neste sábado (1º) com o presidente Jair Bolsonaro e defendeu a indicação de Regina Duarte para a Secretaria Especial da Cultura. “A Regina é uma pessoa pacificadora, com visão democrática da cultura. Ela fará um belo trabalho, tenho absoluta certeza”, disse Vereza, ao deixar o Palácio da Alvorada, em Brasília (DF).
Regina também se reuniu com o presidente na manhã deste sábado. Ela aceitou, na última quarta-feira (29), o convite de Bolsonaro para assumir a secretaria que antes era ocupada por Roberto Alvim, demitido após publicar um vídeo em que parafraseia um ministro da Alemanha nazista.
Ao sair da residência oficial da presidência, Vereza negou que vá assumir algum cargo na estrutura que será liderada por Regina. “Não, não. Sou da mamãe”, respondeu.
Na sexta-feira (31), a também atriz Carolina Ferraz se queixou da inclusão de sua imagem em uma postagem feita por Regina no Instagram. Na rede social, a futura secretária de Cultura publicou o retrato de artistas que estariam apoiando seu ingresso no governo.
“Regina não imaginei que você fosse colocar minha foto ou a foto de qualquer um, né, colega nosso, sem até comentar ou pedir autorização da gente, né”, inicia Ferraz, em um áudio.”Realmente, torço para que você consiga exercer e fazer a diferença em um governo que desprestigia tanto a classe artística, que persegue tanto a classe artística”, acrescentou.
“Você, sendo uma artista que eu conheço há mais de 30 anos, espero que você faça a diferença. Mas eu não quero ser usada como alguém que está ali no seu Instagram, porque dá a entender que eu apoio o governo Bolsonaro e eu não apoio, Regina. Eu nunca aprovei e nunca compactuei com esse governo e inclusive não votei no Bolsonaro.”
Outros artistas também reclamaram por terem sido incluídos na montagem e Regina apagou a publicação.
O ator Ary Fontoura, ao questionado por um internauta sobre “como um homem de sua idade, que passou pela ditadura, pode apoiar esse governo” respondeu: “Não apoio. Minha página é apenas para divertir quem me segue, abraços”, escreveu.
A atriz Maitê Proença se manifestou por meio das redes sociais: “Eu também não gostei de ter sido usada em uma montagem que dá a entender o apoio a um governo que não aprovo. Regina se excedeu! Que fique claro: não aprovo este governo, mas apoiarei até a morte o direito de quem pensa diferente de mim”, escreveu.
O ator Luiz Fernando Guimarães, que também compunha a montagem da galeria foi outro que criticou o uso da foto e pediu a retirada da imagem da postagem: “Pessoal, sobre minha imagem estar sendo divulgada fazendo menção ao apoio do governo atual, é mentira. Apoio a querida Regina, e espero que ela faça um belo trabalho, porém, não concordo com a administração atual, e não compactuo dos mesmos pensamentos e ideias. Já solicitei que retirassem minha imagem das postagens”.
“Vou tirar post com artistas porque agora é Maitê [Proença] pedindo para sair. Meu desejo de pacificar, de unificar a classe artística já mostra que a resistência ideológica vai bater forte e tentar impedir que a polarização reinante possa ser vencida. Vou, no entanto, lutando para que a cultura do nosso país possa estar acima de ideologias e partidos”, escreveu Regina, em uma nova publicação.
