Ícone do site Jornal O Sul

O Brasil é um dos países que mais “expulsam” milionários

Fuga stá ligada à piora da economia e ao aumento da criminalidade. (Crédito: Reprodução)

O Brasil foi um dos países que mais “expulsaram” milionários em 2015, segundo levantamento da New World Wealth, consultoria especializada em informações sobre consumidores de alta renda. Cerca de 2 mil ricaços deixaram o País no ano passado, de acordo com o estudo.
Com essa “fuga”, o Brasil aparece em sexto lugar entre os países que mais afugentaram os milionários em 2015, ao lado de Rússia e Espanha. A França aparece no topo, com 10 mil emigrações, seguida de China (9 mil), Itália (6 mil), Índia (4 mil) e Grécia (3 mil).

As crescentes tensões religiosas na França foram a principal razão para o forte movimento de saída dos endinheirados do país, segundo a consultoria. Essa tendência deve se manter nos próximos anos também em países como Bélgica, Alemanha, Suécia e Reino Unido.

O Brasil, assim como a Rússia, tem forte potencial para crescimento do número de pessoas de alta renda, segundo a New World Wealth. “Mas as saídas de milionários nesses países no ano passado preocupam”, diz a consultoria. No caso do Brasil, a fuga está ligada especialmente à piora da economia e ao aumento dos índices de criminalidade, conforme o estudo. “É difícil prever quando as coisas vão melhorar no País.”

O levantamento considera milionários os indivíduos com patrimônio de pelo menos 1 milhão de dólares – a soma exclui a residência. Em 2015, havia 198 mil milionários no Brasil, de acordo com a New World Wealth.

Austrália, Estados Unidos, Canadá, Israel, Emirados Árabes e Nova Zelândia, nessa ordem, foram os países que mais atraíram milionários em 2015. A Austrália recebeu cerca de 8 mil endinheirados emigrantes no ano passado.

Das oito cidades que mais atraíram os ricaços, três ficam na Austrália (Sydney, Melbourne e Perth) e duas nos Estados Unidos (San Francisco e Seattle). As outras são Tel Aviv (Israel), Dubai (Emirados Árabes) e Vancouver (Canadá).

Dos 10 mil milionários que deixaram a França, 7 mil saíram de Paris, alvo de uma série de ataques terroristas em novembro que mataram 130 pessoas. Roma (Itália), Chicago (Estados Unidos) e Atenas (Grécia) completam a lista de cidades em que mais houve emigração de indivíduos com patrimônio de pelo menos 1 milhão de dólares.

Sair da versão mobile