Ícone do site Jornal O Sul

O Brasil tem quase 3 mil casos suspeitos de microcefalia

Técnicos do Ministério da Saúde apresentam dados sobre casos suspeitos de microcefalia no País. (Foto: Antônio Cruz/ABr)

O número de casos suspeitos de microcefalia em todo o País subiu para 2.782 até o último dia 19 deste mês, segundo balanço do Ministério da Saúde divulgado nessa terça-feira. No levantamento do dia 12, havia 2.165 casos suspeitos, 134 confirmados e 102 descartados da malformação.

A pasta confirmou 40 mortes suspeitas de terem sido causadas por microcefalia. No último levantamento, 26 óbitos eram investigados, uma morte foi confirmada e outra, descartada. Ao contrário do que vinha fazendo, o ministério não revelou no balanço dessa terça-feira o número de casos confirmados da malformação.

De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério, Caio Maierovitch, o motivo é que ainda há dificuldade no enquadramento da doença pelos funcionários dos Estados brasileiros. “Há uma dificuldade na classificação e no enquadramento confiável, como casos confirmados e descartados”, explicou.

O que é
A microcefalia é uma condição rara em que o bebê nasce com o crânio do tamanho menor do que o normal. A malformação é diagnosticada quando o perímetro da cabeça é igual ou menor do que 32 centímetros. O esperado é que os nascidos após nove meses de gestação tenham 34 centímetros. (AG)

Sair da versão mobile