Ícone do site Jornal O Sul

O Centro Histórico de Porto Alegre voltou a ser palco de uma operação contra o comércio irregular

Fiscais percorreram locais como as imediações do Mercado Público. (Foto: Joel Vargas/PMPA)

Nessa quinta-feira, o Centro Histórico de Porto Alegre voltou a ser palco de uma operação contra o comércio irregular. A iniciativa integra a chamada “Operação Papai Noel”, deflagrada no mês passado pelo 9° BPM (Batalhão da Polícia Militar) em parceria com a GM (Guarda Municipal) e SMDE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) e que teve continuidade após a virada do ano.

“O objetivo é coibir a ação de ambulantes irregulares, proteger os comerciantes legalmente estabelecidos, reprimir roubos e furtos e também liberar o espaço público para o trânsito de pedestres e veículos”, ressaltou a prefeitura da capital gaúcha por meio de seu site oficial.

Desde a manhã, os fiscais e agentes da segurança pública percorreram algumas da principais vias da região, tais como rua dos Andradas, Voluntários da Pátria, Marechal Floriano, Vigário José Inácio, Doutor Flores, Otávio Rocha e Alberto Bins. O roteiro também incluiu as avenidas Borges de Medeiros e Salgado Filho.

A força-tarefa circulou, ainda, pelas proximidades do Mercado Público e da Estação Rodoviária, onde também costumam atuar os comerciantes informais. Nestes em outros pontos de grande circulação, foram apreendidos itens como bebidas, alimentos, roupas, calçados mais de 51 caixas de frutas.

O comércio regular foi outro aspecto na mira: na Voluntários da Pátria, por exemplo, quatro estabelecimentos próximos ao CPC (Centro Popular de Compras, popularmente conhecido como “Camelódromo”) foram autuados. Motivo: a disposição de mercadorias na parte externa da loja estava atrapalhando o trânsito de pedestres nas calçadas, o que é proibido pela legislação municipal.

“Nosso objetivo é evitar que atividades irregulares prejudiquem o comércio legalizado e o consumidor”, ressaltou o diretor de Fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Denis Carvalho. “Também faz parte do nosso propósito garantir a livre circulação nos passeios públicos e deixar o trajeto livre para a população circular.”

Presença diária

Conforme mencionado, a Operação Papai Noel é integrada pelo 9° BPM, SMDE e Guarda Municipal e teve as suas primeiras ações no dia 9 de dezembro. Durante este período de quase um mês, as equipes de vigilância estiveram presentes diariamente nas ruas e estabelecimentos do Centro Histórico, sobretudo nas áreas onde há maior concentração de ambulantes irregulares.

Ao todo, a prefeitura destacou 22 fiscais, sendo metade deles para observar as atividades de ambulantes. Já o restante do efetivo ficou encarregado de percorrer o comércio localizado.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile