Ícone do site Jornal O Sul

O coronavírus deve impactar as exportações brasileiras em mais de R$ 18 bilhões, diz a Confederação Nacional da Indústria

Pandemia provoca grande impacto na economia mundial. (Foto: iStock)

O impacto econômico provocado pelo coronavírus pode atingir as exportações brasileiras fortemente, segundo relatório da CNI (Confederação Nacional da Indústria). A queda, conforme a entidade, pode ser de até R$ 18,6 bilhões caso seja confirmada a retração de 1,1% no PIB (Produto Interno Bruto) mundial.

A avaliação foi feita com base em estudos que mostram que a diminuição de renda no mundo levaria à redução de produtos nacionais, diz Carlos Abijaodi, diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI. A entidade também estima que uma recessão global levaria a uma redução de 56 milhões de toneladas em cargas brasileiras indo para o exterior.

Na comparação com o ano passado, a CNI projeta que as exportações brasileiras podem ter queda de 11% na quantidade de toneladas a depender das medidas contra a Covid-19 adotadas por outros países latino-americanos, grande destino dos produtos manufaturados nacionais.

Sair da versão mobile