A prefeitura de Porto Alegre realiza neste sábado mais uma edição da “Festa das Crianças”. Com diversas atrações gratuitas para o público infantil, o evento em homenagem ao Dia da Criança vai das 14h às 18h, em frente à sede da Diretoria-Geral de Esporte Recreação e Lazer, dentro do Parque Marinha do Brasil (avenida Borges de Medeiros nº 2.713). Se chover, a programação será adiada para o domingo.
“Este evento proporciona um momento de diversão e interação para toda a família”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Social e Esporte, vereadora licenciada Comandante Nádia. “O Dia da Criança é para elas brincarem e conviverem. Ofereceremos atrações especiais e diferenciadas, como brinquedos inclusivos para crianças com deficiência, passeio a cavalo e oficina de beisebol.”
A Festa é promovida em conjunto com o Sesc (Serviço Social do Comércio) – sistema Fecomércio. Também são parceiros o Inter e o Grêmio, Comando Militar do Sul, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Metrópole Xadrez Clube, Farrapos Beisebol Clube, Betich Shalom, Cusco Voador, Eletrônica Mk, Slack sem Fronteiras, Sociedade Hípica de Porto Alegre, Bazar Mimo, Rede 1000 e Markulino’s Especial Kids.
Data universal
O Dia da Criança é uma festa comemorada em diversos países. De acordo com a história e o significado da comemoração, cada um deles escolhe uma determinada data e diferentes tipos de celebração. Ao mesmo tempo, o Unicef (Fundo das Nações Unidas para Infância) convencionou o dia 20 de novembro para celebrar a pauta.
No Brasil, a criação do Dia das Crianças foi sugerida na década de 1920 pelo então deputado federal Galdino do Valle Filho. O presidente do País na época, Arthur Bernardes, aprovou a medida por meio do decreto nº 4867, no dia 5 de novembro de 1924, instituindo o 12 de Outubro.
A celebração temática, porém, só passou a ser efetivamente comemorada em 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela realizou uma promoção junto com a empresa Johnson & Johnson para aumentar as suas vendas: a “Semana do Bebê Robusto”. O sucesso da campanha logo atraiu a atenção de outros empresários ligados à indústria de brinquedos, que lançaram uma campanha publicitária promovendo a “Semana da Criança”.
Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizassem a comemoração do 12 de Outubro criado décadas antes. Dessa forma, o Dia das Crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do Brasil.
(Marcello Campos)
