Ícone do site Jornal O Sul

O eleitor que não votou nem justificou o voto no primeiro turno pode comparecer normalmente às urnas neste domingo

Propostas para alterar a data das Eleições 2020 por causa do novo coronavírus já foram protocoladas no Congresso. (Foto: Reprodução)

Mesmo quem não compareceu à seção eleitoral no primeiro turno das eleições municipais, no dia 2 de outubro, nem conseguiu justificar a ausência às urnas, poderá votar normalmente nas eleições deste domingo (30) para escolher os prefeitos e vice-prefeitos.

O segundo turno será realizado em 57 cidades de 20 Estados, entre elas Porto Alegre, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Caso esteja fora do seu domicílio eleitoral no domingo, o eleitor poderá justificar a ausência apresentando o Requerimento de Justificativa Eleitoral nos locais de votação. O documento é distribuído nesses locais e também pode ser impresso no site do TSE. O eleitor terá de preencher o formulário e assiná-lo na presença de um mesário.

Além do requerimento preenchido e do número do seu título, o eleitor terá de apresentar um documento de identificação oficial com foto. Se o eleitor não puder apresentar a justificativa no dia da votação, deverá apresentá-la até o dia 29 de dezembro (60 dias após o segundo turno).

Quem não votou nem justificou a ausência no primeiro turno tem até o dia 1º de dezembro para fazê-lo. Nessas situações, a justificativa poderá ser entregue em qualquer cartório ou posto de atendimento eleitoral ou encaminhada, via postal, ao cartório da zona eleitoral onde o eleitor estiver inscrito. (ABr)

Sair da versão mobile