Ícone do site Jornal O Sul

O escritório do filho do presidente do Tribunal de Contas da União atua ou atuou em 182 ações no órgão

Tiago (foto) passou a ser alvo de investigação na Lava-Jato a partir do depoimento do empreiteiro Ricardo Ribeiro Pessoa, da UTC, que o citou em acordo de delação premiada. (Foto: Reprodução)

Levantamento feito pelo TCU (Tribunal de Contas da União) revelou que advogados do escritório de Tiago Cedraz, atuam ou atuaram em 182 ações no mesmo tribunal presidido pelo pai do advogado, o ministro da Corte Aroldo Cedraz. Pela legislação em vigor, não há regra que impeça Tiago ou seu escritório de atuarem no tribunal. A sua atividade é objeto de apuração interna na Corte.

Tiago passou a ser alvo de investigação na Lava-Jato a partir do depoimento do empreiteiro Ricardo Ribeiro Pessoa, da UTC, que o citou em acordo de delação premiada. O executivo disse ter pago
50 mil reais mensais ao advogado para receber informações do TCU.

Em junho deste ano, Cedraz solicitou ao STF (Supremo Tribunal Federal) acesso ao depoimento, mas teve o pedido negado pelo ministro Teori Zavascki. A relação de processos do escritório no tribunal – entregue pelo TCU ao Congresso Nacional há duas semanas a partir de requerimento do deputado federal Arnaldo Jordy (PPS-PA) – inclui os nomes das pessoas e empresas interessadas nas ações em que o escritório de Tiago atuou, mas não esclarece seus clientes exatos.

Do total de processos ligados aos advogados do escritório de Cedraz, 114 eram TCEs (Tribunais de Contas Estaduais), ou tomadas de contas especiais, procedimentos pelos quais o TCU apura responsabilidade por danos à administração pública federal, a fim de obter ressarcimento. Outros 14 foram relatórios de auditoria – o restante, processos diversos.

STF
Tiago também atua ou atuou em cerca de 165 processos no STF, incluindo investigações federais sobre o ex-deputado federal Luiz Argôlo (SD-BA), preso pela Lava-Jato sob acusação de corrupção e ligado ao doleiro Alberto Youssef. O filho do presidente do TCU também defende o deputado federal Paulo Pereira da Silva (SD-SP), o Paulinho da Força. (Folhapress)

Sair da versão mobile