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O Facebook irá experimentar reduzir conteúdos políticos na rede social. Teste começa nesta semana no Brasil

Teste começa nesta semana no Brasil, Indonésia e Canadá com uma 'pequena porcentagem' de usuários. (Foto: Reprodução)

O Facebook anunciou nesta quarta-feira que começará a experimentar reduzir a exposição de conteúdos políticos no feed de notícias dos usuários da rede social. O teste irá contemplar uma pequena porcentagem de usuários do Brasil, Indonésia e Canadá já nesta semana, informou a companhia, que também irá aplicar o experimento ao público americano nas próximas semanas. Conteúdos de contas governamentais, agências de saúde e outros órgãos oficiais regionais serão isentos do teste.

A rede social afirma que um “ponto comum” levantado pelos usuários é que eles não querem que temas políticos tomem conta do feed de notícias. Por isso, a medida tem como objetivo entender as preferências das pessoas e experimentar diferentes soluções alternativas, com a aplicação de um questionário à base de pessoas impactadas.

O Facebook frisa que a medida não irá excluir totalmente o conteúdo político da plataforma, que corresponde, em média, a 6% do que é exibido. “Nosso objetivo é preservar a habilidade das pessoas de procurar e interagir com conteúdo político no Facebook, enquanto respeitamos o apetite de cada um pelo que fica no topo do feed de notícias”, escreveu Aastha Gupta, diretor de produto da companhia.

Ao longo de 2020, a rede social de Mark Zuckerberg sofreu pressão da sociedade por permitir que campanhas de desinformação e de notícias falsas tomassem conta do feed de notícias. A empresa respondeu banindo anúncios políticos às vésperas das eleições americanas, que aconteceram em novembro.

Responsabilidade política

Atualmente, 6% de todo o conteúdo exibido no Facebook nos Estados Unidos está relacionado a política. A rede social é frequentemente acusada de abrir espaço para discussões que levam à polarização e de ser negligente no que diz respeito ao controle de informações e fake news compartilhadas dentro da plataforma, facilitando a viralização desses conteúdos.

A rede lembra que possui ferramentas que permitem ao usuário controlar o conteúdo que consome dentro da rede social, como o gerenciador de Feed de Notícias e a opção de colocar páginas e pessoas em Modo Soneca, ocultando seus posts temporariamente. Além disso, o Facebook também permite bloquear anúncios políticos.

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