Ícone do site Jornal O Sul

O Flamengo redobra os cuidados para o Mundial de Clubes da Fifa: fuso horário, ansiedade e foco na semifinal

O técnico foi vitorioso em sua passagem pelo time rubro-negro. (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

O Flamengo sabe que antes de enfrentar o Liverpool (Inglaterra) em uma possível decisão do Mundial de Clubes da Fifa (Federação Internacional de Futebol), é preciso passar pela semifinal. Pensar jogo a jogo encabeça a lista de preocupações, mas não é o único cuidado do rubro-negro no Qatar.

Antes de a bola rolar, a delegação já passa por uma série de adaptações no Oriente Médio. E a primeira providência está relacionada ao desempenho das equipes brasileiras nas estreias no torneio.

Não apenas as eliminações precoces do Internacional (diante Mazembe, em 2010) ou do Atlético-MG (Raja Casablanca do Marrocos, em 2013) são lembradas como um sinal de alerta.

Até mesmo as classificações do Corinthians (contra o Al Ahly, em 2012) e do Grêmio (Pachuca, em 2017) tiveram doses-extras de dificuldade. É o que o Flamengo espera para a semifinal.

“Vocês não falam do Al-Hilal porque não conhecem, mas eu conheço essa equipe, fui eu que a montei. Não me interessa falar no Liverpool se ainda não joguei com os sauditas”, ressaltou o técnico português Jorge Jesus.

Também existe a necessidade de controlar a ansiedade. Para isso, o técnico Jorge Jesus conta com jogadores renomados do elenco. Diego Ribas, Rafinha, Willian Arão e Berrío, por exemplo já disputaram o Mundial de Clubes.

Outro ponto é a tese de que o semifinalista que enfrentar o Flamengo — Al Hilal, da Arábia Saudita, ou Ésperance, da Tunísia — estará “menos tenso” por já ter atuado na fase anterior.

Na parte fisiológica, cuidado especial com o fuso horário do Qatar (6h a mais em relação a Brasília). A maior interferência será na parte física devido mudanças no sono e nos hábitos alimentares do elenco. No entanto, nada preocupante e que não seja corrigido com o tempo.

“Acredito que o fuso seja o mais complicado. Pode atrapalhar um pouco as horas de sono. Mas o clube está levando profissionais e uma ótima estrutura pra lá e isso não deverá ser problema na nossa preparação”, frisou Éverton Ribeiro nesta quinta-feira.

Por falar em alimentação, o chefe de cozinha do Flamengo viajará com a delegação. O objetivo é oferecer aos atletas um cardápio
parecido com o tradicional servido no Ninho do Urubu.

“Não podemos facilitar na semifinal. O adversário também vai querer chegar na decisão e o nosso pensamento está voltado pro jogo de terça. Depois, vencendo a semifinal é que vamos pensar na decisão” completou Ribeiro.

Adversário na semifinal

O adversário do Flamengo no Mundial de Cubes foi definido na tarde desse sábado, com uma vitória de 1 a 0 do Al-Hilal (Arábia Saudita) sobre o Esperánce (Tunísia) no estádio Jassim Bin Hamad Stadium, em Doha (Catar).

O resultado foi garantido com um belo gol do atacante francês Gomis, que havia começado a partida no banco de reservas. Vale reiterar que, em 2018, o time saudita teve como técnico ninguém menos que Jorge Jesus.

Sair da versão mobile