Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Bolsonaro vai lançar campanha publicitária pela aprovação no Congresso de pacote anticrime

Compartilhe esta notícia:

Audiência está marcada para quarta-feira (26) na Comissão de Trabalho. (Foto: Agência Brasil)

O governo de Jair Bolsonaro lançará, na próxima semana, a campanha publicitária pela aprovação no Congresso do pacote anticrime do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

A campanha, que será apresentada em uma cerimônia no dia 12 de junho no Palácio do Planalto, usará depoimentos e casos reais de vítimas de violência em busca de apoio da população ao projeto, enviado em fevereiro ao Congresso. No mês passado, o governo adotou estratégia semelhante, ao colocar nas ruas a propaganda em defesa da reforma da Previdência .

A campanha do pacote anticrime será baseada em três pilares: redução de crimes violentos, combate à corrupção e enfrentamento de organizações criminosas, temas que estiveram entre as principais promessas eleitorais do presidente Bolsonaro. Os detalhes da campanha foram definidos pessoalmente pelo ministro Moro, que aprovou as peças publicitárias.

O projeto de lei anticrime propõe alterações em 14 leis, como os códigos Penal, de Processo Penal e Eleitoral, além das legislações que tratam de crimes hediondos e execução penal.

A proposta do ex-juiz Moro ainda não começou a tramitar formalmente e está em análise em um grupo de trabalho na Câmara dos Deputados. O desejo do governo era que tramitasse simultaneamente ao texto da reforma da Previdência, mas ficou para ser apreciada em um segundo momento.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), argumentou que não era viável ter duas pautas polêmicas para serem analisadas e votadas ao mesmo tempo.

A estratégia, definida pela Secretaria de Comunicação, visa sensibilizar as classes com renda mais alta e formadores de opinião para a proposta de Moro. A campanha é assinada pela agência Artplan, a mesma responsável pela publicidade da reforma da Previdência, lançada em maio e com término previsto para julho, quando o governo já espera ter aprovado as novas regras para a aposentadoria.

Entre os pontos centrais da proposta de Moro, estão a tipificação do crime de caixa dois e tornar obrigatório, e não apenas autorizativo, o cumprimento de pena de prisão a partir de condenação em segunda instância. Um dos itens mais contestados é o que trata do excludente de ilicitude, ampliando a redução ou isenção da pena a policiais quando estiverem em confronto armado, uma das principais promessas de campanha de Bolsonaro.

O pacote anticrime foi defendido nas manifestações em favor do governo Bolsonaro, ocorridas no dia 26 de maio. Entretanto, medidas do texto vêm sendo criticadas por entidades ligadas à segurança pública.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Governo tira do ar site de pesquisas sobre drogas
MP diz que Lula tem direito a progredir para regime semiaberto
https://www.osul.com.br/o-governo-bolsonaro-vai-lancar-na-proxima-semana-a-campanha-publicitaria-pela-aprovacao-no-congresso-do-pacote-anticrime-do-ministro-da-justica-sergio-moro/ Bolsonaro vai lançar campanha publicitária pela aprovação no Congresso de pacote anticrime 2019-06-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar