Ícone do site Jornal O Sul

O governo deve lançar no fim deste ano, ou em 2018, um programa para bancar uma parcela do aluguel para famílias de baixa renda

O ministro Bruno Araújo, das Cidades, anunciou o programa, mas sem detalhar o mesmo. (Foto: Reprodução)

O governo pretende lançar, no final deste ano ou em 2018, um modelo de aluguel social para a população de baixa renda, afirmou o ministro das Cidades, Bruno Araújo, na sexta-feira (02). Segundo o ministro, a proposta é a construção de empreendimentos habitacionais com a garantia de até 30 anos de aluguéis a serem pagos pelo governo federal, visando ampliar a oferta de unidades habitacionais.

“A construção de unidades habitacionais garantidas no longo prazo pelo governo está em fase de gestação. Estamos trabalhando nisso, pedindo apoio para a Caixa Econômica Federal, fazendo um projeto-piloto até o fim do ano”, disse o ministro, durante entrevista para explicar as novas regras do Programa Minha Casa, Minha Vida da faixa 1, que abrange famílias com renda até R$ 1,8 mil mensais.

O ministro disse que o programa do aluguel social não substituirá o Minha Casa. Trata-se, disse, de uma nova política social para a população de baixa renda cujos detalhes ainda estão sendo fechados. “A ideia é que o governo brasileiro possa ter um portfólio de habitação comprada e entregue aos que mais precisam”, disse o ministro, observando que a proposta é ter um conjunto de unidades habitacionais alugadas pelo Estado brasileiro para atender a um estrato específico da sociedade.

“O propósito é fazer chamamentos para a iniciativa privada, com a proposta de pagar por 30 anos um valor específico “X” por uma unidade habitacional que tenha as devidas configurações que façam parte desse chamamento”, afirmou Araújo, observando que, ao fim do período de 30 anos, uma das opções é que esse empreendimento seja revertido para o patrimônio brasileiro.

“Queremos ter portfólio de habitação pública. Daqui a algumas semanas, é possível que tenhamos mais detalhamentos”, afirmou o ministro.

Sair da versão mobile