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O governo federal informa que suspendeu a instalação de novos radares em rodovias federais após ordem de Bolsonaro

Em 2016, ainda na gestão do ex-presidente Michel Temer, o governo federal decidiu abrir um edital para instalar, de forma gradual, 8.015 pontos de monitoramento. (Foto: Divulgação)

O Ministério da Infraestrutura informou que foi suspensa a instalação de radares em rodovias federais não concedidas à iniciativa privada após ordem do presidente Jair Bolsonaro. De acordo com o ministério, a suspensão foi feita pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), autarquia vinculada à pasta.

O governo não informou os locais onde os radares seriam instalados. “Em função de determinação presidencial, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes suspendeu a instalação de radares em rodovias federais sob sua responsabilidade, até o estabelecimento de novas diretrizes, em elaboração”, informou o ministério.

No último fim de semana, Bolsonaro afirmou em uma rede social que o Ministério da Infraestrutura havia informado a ele que havia pedidos de instalação de mais de 8 mil radares eletrônicos em rodovias federais. “Determinei de imediato o cancelamento de suas instalações. Sabemos que a grande maioria destes têm o único intuito de retorno financeiro ao Estado”, publicou o presidente.

O diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Mario Rodrigues Junior, afirmou nesta terça-feira (02) que a agência vai reavaliar os pedidos de instalação de novos radares nas rodovias concedidas à iniciativa privada.

Segundo Rodrigues, essa reanálise foi decidida após o governo federal suspender o contrato que previa a instalação de radares em rodovias federais não concedidas, que estão sob a responsabilidade do Dnit. A medida foi anunciada na segunda-feira (01).

Segundo Rodrigues, nos 9,7 mil quilômetros dessas estradas federais concedidas existem 633 radares de controle de velocidade. “No caso da ANTT, há novos pedidos, porém, em função até do posicionamento do presidente da República, nós vamos fazer uma reavaliação. Radar bem instalado é questão de salvar vidas”, disse o diretor da agência.

Em nota, o Ministério da Infraestrutura afirmou que o contrato suspenso pelo Dnit para a instalação de radares nas rodovias não concedidas à iniciativa privada teria um custo de R$ 1,029 bilhão em cinco anos. Segundo o ministério, esses equipamentos seriam instalados em novos pontos dessas rodovias administradas pelo Dnit, mas também em substituição a radares já existentes.

“Será considerada como prioritária a redução do uso do equipamento onde estes não são essenciais à segurança viária, com a possibilidade de utilização de outros mecanismos de segurança”, completou o órgão.

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