Em um ano marcado pelo crescimento do futebol feminino no Brasil, a situação não foi diferente no Grêmio. Com a o processo de profissionalização das gurias tricolores desde o segundo semestre do ano passado, houve uma crescente valorização do departamento, refletida em ações como a participação do clube em competições de categorias de base da modalidade.
Além dos Campeonatos Gaúchos Sub-14 e Sub-16, pela primeira vez este último grupo participou de um Brasileirão da categoria após o retorno da modalidade na Arena do bairro Humaitá. O torneio foi disputado neste mês em Sete Lagoas (MG), contando com a participação de 12 distintivos.
O Tricolor fez parte do Grupo C e enfrentou na primeira fase as equipes do São Paulo-SP, São José-SP e Vitória-BA, ainda que sem obter a classificação para as etapas finais. Segundo a técnica Luiza Loy, no entando, o saldo que deve ser levado em conta foi a oportunidade de uma experiência de alto nível:
“Nossa participação foi muito importante. Estivemos ao lado de equipes que são referências no futebol feminino do País e enfrentamos o São Paulo, time que se sagrou campeão nesta primeira edição do campeonato. Vivenciamos jogos, entramos em campo em estádio grande e com vestiários oficiais, além de toda as questões que envolvem fatores extra-campo como a viagem, e isso foi incrível”.
Para o diretor de futebol feminino do Mosqueteiro gaúcho, Júlio Tittow, esse é o início de um trabalho que tem tudo para evoluir. Ele já projeta uma parceria ainda maior com a base, hoje representada pela Área de Formação da Escola do Grêmio:
“Para ter uma equipe profissional forte é necessário que tenhamos uma base forte também, a exemplo do masculino. E queremos isso no futebol feminino do Grêmio em todas as categorias, principalmente as maiores para que possamos formar atletas e fazer com que sejam aproveitadas no adulto. Eu disse ao presidente do clube que precisávamos participar de todas as categorias e iniciamos esse projeto em 2019, que vai se desenvolver ainda mais no ano que vem”.
O Grêmio também disputou o Torneio de Desenvolvimento, que faz parte da primeira etapa da Liga de Desarollo da Conmebol (Confederação Sulamericana de Futebol), realizada no mês passado e que também marcou o ano para a base feminina. As equipes Sub-14 e Sub-16 viajaram até Criciúma (SC), onde enfrentaram times como Chapecoense-SC, Fluminense-RJ e o arquival Inter.
Como participar
Para mais informações sobre como fazer parte de alguma das equipes (incluindo a Sub-12, que ganhará especial atenção a partir do ano que vem), as garotas ou os seus responsáveis podem entrar em contato com a Escola de Futebol. O telefone é (51) 3218-2851 e o e-mail escola@gremio.net.