Ícone do site Jornal O Sul

O INSS “contrata” Helô, assistente virtual, para tirar dúvidas sobre os serviços oferecidos pelo órgão

Helô esclarece dúvidas e informa sobre serviços oferecidos pelo INSS aos segurados. (Foto: Reprodução)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entrou na onda das assistentes virtuais como a Magalu, do Magazine Luiza, e a Bia, do Bradesco e “contratou” Heloísa para prestar atendimento aos segurados. Helô como também é conhecida tem 29 anos e começou a dar expediente no portal Meu INSS nesta semana. E estará lá, todos os dias, para um bate-papo com aposentados, pensionistas e trabalhadores vinculados à Previdência Social que desejam informações sobre serviços do órgão.

Por enquanto a assistente virtual nascida em 27 de junho de 1990, mesma data de criação do INSS , estará disponível no portal Meu INSS, mas a ideia é que os segurados, em breve, possam conversar com ela também pelo aplicativo. Para iniciar a conversa com a assistente virtual, é preciso acessar o site gov.br/meuinss e clicar no canto inferior direito da tela, onde aparece o ícone para a conversa.

Logo de início, Helô perdirá o nome e o CPF, para personalizar o atendimento. Segundo o INSS, porém, nenhum outro dado será solicitado.

Ainda de acordo com o instituto, o nome Heloísa Miranda Chaves, ou Helô, foi escolhido em homenagem a Elóy Chaves. Foneticamernte, os nomes são semelhantes.

Ele foi o autor de uma lei, de 1923, que resultou na fundação de Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAP) para trabalhadores de empresas ferroviárias do país. Depois, os benefícios foram estendidos a outras categorias, como portuários, telégrafos e mineradores. Foi o pontapé para a criação do sistema previdenciário brasileiro.

Agências fechadas

Diante da pandemia do coronavírus, o INSS decidiu fechar suas agências para evitar que ocorressem aglomerações. O atendimento presencial não acontece desde o dia 19 de março e foi ampliado até o dia 22 deste mês. Todas as pendências possíveis estão sendo feitas pelo aplicativo Meu INSS.

Portanto os segurados que precisarem, devem enviar o atestado médico através do site ou app Meu INSS, fazendo com que não seja necessário a ida até uma agência para passar por perícia médica.

O instituto reforçou que desde que as agências foram fechadas, os segurados foram dispensados de realizar a perícia médica presencial para receber a antecipação do auxílio doença que equivalente a um salário mínimo.

Porém, toda a análise de requisições de benefícios permanece sendo realizada através dos atestados que são enviados pela internet no aplicativo ou site.

O Meu INSS pode ser acessado através do computador e também pelo aplicativo para celular. O portal agiliza o tempo de quem precisa fazer agendamentos, solicitar benefícios, serviços e realizar consultas.

Sair da versão mobile