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O maior avião comercial do mundo, o Airbus A380, pode ter a sua produção encerrada

A Qantas, da Austrália, cancelou pedido para o A380, ameaçando programa da Airbus. (Foto: Reprodução)

A australiana Qantas confirmou que cancelou o pedido que detinha para o A380, marcando um novo revés para o superjumbo europeu. A empresa afirmou que não receberá os oito aviões restantes do pedido, mantendo sua frota com 12 aeronaves.

A encomenda já não aparece mais no backlog da Airbus, que mantém atualmente apenas 79 pedidos firmes para o A380. As dúvidas sobre o futuro do Airbus A380 aumentaram com o cancelamento da Qantas e se somam a possibilidade da Emirates, o maior cliente do modelo, seguir o mesmo caminho. Recentemente a empresa de Dubai disse que não descarta converter a encomenda do A380 pelo irmão menor, o A350 XWB, que oferece maior felixibilidade dentro da malha de rotas da companhia.

O A380 se tornou uma grande decepção para a Airbus, acumulando menos de um quarto das vendas projetadas no início dos anos 2000, quando do lançamento do programa. Na ocasião a expectativa é que a crescente demanda pelo transporte aéreo exigiria o uso de aeronaves com grande capacidade, visando manter a normalidade no tráfego aéreo. Ainda que o transporte aéreo global tenha registrado expressivo crescimento nos últimos 19 anos, a demanda por aviões de grande capacidade, como o A380 e o 747-8I, ficaram muito abaixo do esperado.

No final de 2018, os dois primeiros A380 foram desmontados, mesmo contando com apenas 10 anos de uso. A falta de interesse no mercado de usado forçou o processo de desmonte do avião.

Atualmente a Airbus trabalha para manter a linha de produção ativa, enquanto assiste uma crescente tendência de empresas cancelarem pedidos para o A380. Nos últimos 2 anos foram cancelados 18 pedidos para o modelo, sem nenhuma encomenda adicional.

Problema mecânico

Um problema mecânico em um avião que havia acabado de pousar suspendeu por pouco mais de duas horas os pousos e as decolagens no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, no início da manhã desta sexta-feira (8).

A operação ficou suspensa entre 4h52min e 7h07min. Nesse período, a aeronave ficou parada no meio da pista. De acordo com a Infraero, a complicação foi com um avião da Total Linhas Aéreas, que trabalha exclusivamente com serviços de fretamento.

No tempo em que as operações ficaram suspensas, nove aviões previstos para sair do Afonso Pena tiveram atraso superior a meia hora. Dois voos da companhia Azul – um com destino para Londrina e outro para Campinas – alteraram horário de partida e dois voos da Gol que pousariam no terminal ficaram sobrevoando a região até o desbloqueio da pista.

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