Ícone do site Jornal O Sul

O maior cabo eleitoral do PT, Lula tem a sua pior avaliação dos últimos dez anos

O ex-presidente declarou que sente "um ódio acumulado" dos procuradores contra ele (Foto: ABr)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, maior cabo eleitoral do PT, tem neste ano a pior avaliação popular desde 2006. Segundo levantamento realizado pelo Instituto Datafolha, o percentual de brasileiros que consideram o petista como o melhor presidente que o País já teve variou entre 35% e 40%, respectivamente, nas pesquisa de março e de abril.

Nas pesquisas anteriores, o índice variou de 35% em 2006 (durante o primeiro mandato de Lula) – a 50% em 2015, passando pelo ápice de 71% em 2010, último ano de seu governo.

O PT tem o desafio de enfrentar eleições municipais em um ano em que a legenda é atingida pelo escândalo dos desvios na Petrobras e o processo de impeachment contra a presidenta afastada Dilma Rousseff.

2018

Apesar da desfavorável avaliação, o ex-presidente lidera isoladamente as pesquisas de intenção de voto para a eleição presidencial de 2018, de acordo com o Datafolha. No cenário em que Aécio Neves aparece como postulante ao Palácio do Planalto pelo PSDB, Lula tem 22% das intenções de voto, à frente de Marina (17%) e Aécio (14%), que dividem a segunda colocação.

Quando o adversário tucano é Geraldo Alckmin ou José Serra, o petista é escolhido por 23%. (Folhapress)

Sair da versão mobile