Ícone do site Jornal O Sul

O Ministério da Saúde anunciou quatro mudanças no calendário de vacinação em todo o País

Vacina contra o HPV, que era aplicada em três doses, passa a ter apenas duas. (Foto: Pedro Amatuzzi/AE)

O Ministério da Saúde anunciou nesta semana quatro mudanças no Calendário Nacional de Vacinação. As alterações são esquema vacinal contra HPV, poliomielite, meningite e pneumonia.

Para quem já tomou alguma das doses, é só seguir o esquema novo a partir de agora. No caso da poliomielite, quem tomou a terceira dose por gotinha não precisa tomar a injetável.

HPV
A vacina contra o HPV, que era aplicada em três doses, passa a ter apenas duas. Meninas de 9 e 13 anos podem ser imunizadas gratuitamente e devem tomar a segunda dose da vacina seis meses depois da primeira.

Poliomielite
A terceira dose da vacina contra a poliomielite, que era dada por via oral, passa a ser injetável. Não há mudanças em relação às datas.

Meningite

A vacina contra a meningite causada pelo meningococo C, cujo reforço era aplicado aos 15 meses, passa a ser aplicado aos 12 meses, preferencialmente. Ele pode ser feito até os 4 anos.

Pneumonia

A vacina pneumocócica 10, que protege bebês contra a pneumonia, será aplicada em duas doses, ao invés de três. Agora, as crianças receberão a imunização aos 2 e aos 4 meses.

Sair da versão mobile