Ícone do site Jornal O Sul

O ministro da Casa Civil, Braga Netto, está com coronavírus

Os destroços da embarcação foram encontrados além da área de mergulho. Na foto, o ministro Braga Netto. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O ministro da Casa Civil, Walter Braga Netto, está com Covid-19, informou a assessoria da pasta nesta segunda-feira (3). De acordo com a equipe da Casa Civil, ele ficará em isolamento nos próximos dias.

Braga Netto tem 63 anos de idade, faixa etária que o coloca no grupo de risco para Covid-19. Em uma nota, a assessoria informou que ele está assintomático e passa bem.

O titular da Casa Civil é o sétimo ministro que se infectou com o novo coronavírus. O governo tem 23 pastas. Veja os ministros que já tiveram a doença: Augusto Heleno, Gabinete de Segurança Institucional; Bento Albuquerque, Minas e Energia; Milton Ribeiro, Educação; Onyx Lorenzoni, Cidadania; Marcos Pontes, Ciência, Tecnologia e Inovações; Wagner Rosário, Controladoria-Geral da União.

O presidente Jair Bolsonaro também já teve Covid-19. Ele anunciou no dia 7 de julho que estava com o vírus. No dia 25 de julho, disse que tinha se curado curado.

Na semana passada, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, afirmou que contraiu a doença. Ela está em tratamento, na residência oficial do Palácio da Alvorada.

Na última quinta-feira (30), Braga Netto participou da entrega de uma medalha realizada no Ministério da Defesa, ao lado de outros ministros, entre os quais, Jorge Oliveira (Secretaria-Geral), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Fernando Azevedo (Defesa) e José Levi (AGU).

Leia a nota divulgada pela Casa Civil:

“O ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Braga Netto, recebeu nesta segunda-feira (3/8) a confirmação de que testou positivo para a COVID-19. O ministro passa bem e está assintomático. Ele ficará em isolamento até novo teste e avaliação médica. Até lá, continuará cumprindo a sua agenda de forma remota.”

Casos no Brasil

O balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta segunda-feira (3) trouxe 561 novas mortes registradas nas últimas 24 horas em razão da Covid-19. Com isso, o total de óbitos chega a 94.665. Ainda há 3.578 óbitos em investigação.

A atualização do ministério trouxe também 16.641 novos casos de Covid-19 notificados pelas secretarias de saúde nas últimas 24 horas. Com este acréscimo, a soma de pessoas infectadas desde o início da pandemia atingiu 2.750.318.

Ainda de acordo com o boletim diária do Ministério da Saúde, há 743.334 pacientes em acompanhamento. Até o momento, 1.912.319 pessoas já se recuperaram da doença.

A taxa de letalidade (número de mortes pelo total de casos) ficou em 3,4%. A mortalidade (quantidade de óbitos por 100 mil habitantes) atingiu 45. A incidência dos casos de Covid-19 por 100 mil habitantes é de 1.308,8.

OMS

O diretor de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, declarou nesta segunda que a situação do Brasil na pandemia de Covid-19 continua a ser “muito preocupante”.

“A situação no Brasil continua a ser muito preocupante, com muitos Estados relatando alto número de casos. A contagem média diária é de 60 mil [novos] casos e mais de mil mortes por dia”, afirmou Ryan.

O diretor de emergências declarou que a única forma de resolver o problema, no Brasil e em outros países que estão em condições semelhantes, é suprimir a transmissão comunitária, com união das esferas de governo e das comunidades locais.

Sair da versão mobile