Ícone do site Jornal O Sul

O novo formulário do visto americano deve afetar apenas 1% dos interessados em entrar nos Estados Unidos

(Foto: Reprodução)

O governo dos Estados Unidos prevê que apenas 1% das 13 milhões de pessoas que a cada ano solicitam o visto de entrada no país deverão ser chamadas para apresentar informações adicionais às autoridades norte-americanas. A estimativa consta em nota divulgada recentemente pela assessoria de imprensa da embaixada do país no Brasil.

Na semana passada, o governo do presidente Donald Trump divulgou um formulário adicional para o processo de solicitação de visto de entrada, que é conhecido pela nomenclatura DS-5535. Esse documento exige a prestação de informações como o nome de usuário em redes sociais e sites da internet nos quais o candidato a visto tenha criado posts públicos.

Também é questionado o histórico de trabalho do solicitante nos últimos 15 anos, bem como nomes e sobrenomes completos de familiares e cônjuges ou ex-cônjuges.

A medida é aplicável a cidadãos do mundo todo e será aplicada pelos cônsules dos Estados Unidos em cada localidade. Eles serão encarregados de avaliar a necessidade de eventuais checagens mais rigorosas da identidade do candidato ao visto.

De acordo com a assessoria de imprensa da embaixada, a alteração do processo tem como objetivo facilitar viagens legítimas aos Estados Unidos para fins diversos, como comércio, turismo, intercâmbio educacional e imigração, ao mesmo tempo em que se visa a segurança das fronteiras do país. O questionário está disponível no site bit.ly/USAform.

Sair da versão mobile