De acordo com uma pesquisa feita pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), o preço da gasolina segue aumentando em todas as cidades brasileiras. Em Porto Alegre, o levantamento registrou que o custo médio do combustível é quase 20 centavos mais caro do que o restante do País. Mais de 3 mil postos em todo o Brasil foram consultados entre o dia 17 e o dia 23.
No Rio Grande do Sul e na capital gaúcha, o valor médio do litro da gasolina comum é de 4,23 reais, enquanto no Brasil é de 4,08 reais. A ANP, que realiza pesquisas semanais sobre o preço do combustível, alerta que essa é a oitava alta semanal consecutiva.
Conforme o levantamento, os valores em Porto Alegre oscilam entre 4,13 reais e 4,29 reais. Entre as cidades gaúchas, o menor preço encontrado pela ANP foi de 3,95 reais, em Torres, no Litoral do Estado. Já o mais caro foi de 4,79 reais, em Bagé, na Região da Campanha.
Preços mais altos
O Procon Porto Alegre realizou no dia 22 um novo levantamento dos preços da gasolina comum em 42 postos da Capital. Os valores variavam de 4,099 reais a 4,450 reais. Desde o último levantamento feito no dia 15, um posto de gasolina reduziu os valores praticados e 25 estabelecimentos aumentaram os preços.
O consumidor que desejar contribuir para o levantamento deverá contatar o Procon municipal através do Twitter ou via mensagem inbox no Facebook enviando fotos. Devem constar também o nome do posto e o endereço. Postos de gasolina que desejarem incluir seus estabelecimentos nas pesquisas devem entrar em contato com o Procon.
Reclamações
Moradores de Porto Alegre podem registrar denúncias pelo site do Procon, ou na sede da rua dos Andradas, 686. São distribuídas diariamente 90 fichas de atendimento, das 9h às 17h. O Procon municipal também disponibiliza para a população uma loja no terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho, em funcionamento das 12h às 18h. O Procon Porto Alegre é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.