Ícone do site Jornal O Sul

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, diz que o ambiente de trabalho com os Estados Unidos “deteriorou-se” com Donald Trump

Vladimir Putin é aliado do ditador sírio (Foto: Reprodução)

O presidente russo Vladimir Putin disse nesta quarta-feira (12) que o nível de confiança entre os Estados Unidos e a Rússia se “deteriorou” desde a chegada de Donald Trump à Casa Branca. “Pode-se dizer que o nível de confiança ao nível de trabalho, especialmente a nível militar, não melhorou, antes deteriorou-se,” afirmou o responsável em declarações em uma entrevista à televisão.

As afirmações de Putin surgem menos de uma semana depois do ataque dos EUA a uma base aérea síria, em retaliação pelo uso de armas químicas no ataque a uma aldeia que deixou dezenas de mortos. O chefe de Estado russo assegura que a Síria cumpriu com os seus compromissos de abandonar o uso de armas químicas e que tem duas explicações para a presença de gás no ataque de Idlib.

Uma das versões é de que o ataque das forças sírias às posições dos rebeldes atingiram um depósito de armamento químico, liberando o gás mortal. A outra é de que o “ataque com gás” foi “encenado” para desacreditar o regime de Bashar al-Assad.

A explicação já tinha sido dada ontem por Putin, que reclamou ainda uma investigação por parte da ONU (Organização das Nações Unidas). E mereceu da parte da Casa Branca um desmentido, com Washington a alegar que foi o governo sírio o responsável pelo bombardeamento e acusando o aliado russo de encobrir as responsabilidades de Damasco.

 

Sair da versão mobile