Ícone do site Jornal O Sul

O Produto Interno Bruto do Brasil tem o pior desempenho entre 31 países

Dados foram divulgados pelo Banco Central (Foto: Reprodução)

O desempenho da economia brasileira no primeiro trimestre colocou o Brasil na última posição em uma lista de 31 países, segundo ranking de desempenho elaborado pela agência de classificação de risco brasileira Austin Rating. O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro caiu 0,3% em comparação com os três meses anteriores e 5,4% na comparação contra o primeiro trimestre de 2015 – a oitava contração seguida da economia.

“Dessa vez, o Brasil foi superado pelas economias da Grécia, Ucrânia e Rússia, que nas edições anteriores estavam com desempenho piores. Outras economias que apresentaram resultados muito ruins nas edições anteriores, como a Venezuela, até o momento não divulgaram seus resultados”, destaca o relatório assinado pelo economista-chefe Alex Agostini. O ranking compara os PIBs dos países que já publicaram resultado referente ao primeiro trimestre de 2016.

Perspectivas
O recuo do PIB brasileiro veio menor que o esperado por economistas, que apontam possível estabilidade no segundo semestre. O Ministério da Fazenda avaliou que o resultado confirmou que “teve continuidade a mais intensa recessão de nossa história, a qual, dentre outros aspectos, gerou um contingente de 11 milhões de desempregados”.

(AG)

Sair da versão mobile