Ícone do site Jornal O Sul

O projeto que amplia para 49% a participação estrangeira em empresas aéreas brasileiras é aprovado em comissão do Congresso

MP 714 poderá ampliar a participação de capital estrangeiro em companhias aéreas nacionais para 49%. (Foto: Arquivo/Nilton Fukuda/AE)

A comissão mista do Congresso Nacional que analisa a MP (medida provisória) 714 aprovou parecer que amplia a participação de capital estrangeiro em companhias aéreas nacionais de 20% para 49%.

O governo do presidente interino Michel Temer defendia que o texto da MP permitisse até 100% de participação, e o percentual chegou a ser incorporado na primeira versão do relatório do deputado Zé Geraldo (PT-BA). Mas o relator voltou atrás, e apresentou errata, retomando o limite original de 49%.

“Essa alteração não visa defender empresas aéreas, mas sim preservar um mercado estratégico para o Brasil, mantendo o controle das empresas nas mãos de brasileiros e garantindo a preservação de empregos no País”, disse o deputado. Ele argumentou, ainda, que a retomada dos 49% evita o risco de “concorrência predatória” no mercado nacional.

A medida ainda precisa ser aprovada pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado. (Reuters)

Sair da versão mobile