Ícone do site Jornal O Sul

O Reino Unido se nega a pagar 100 bilhões de euros para deixar a União Europeia

Ministro do Brexit disse que o governo britânico não recebeu um valor da União Europeia para a conta de saída. (Foto: Reprodução)

O Reino Unido pode ser obrigado a pagar um “pedágio” de  100 bilhões euros pelo Brexit, segundo cálculo do jornal britânico Financial Times. O jornal disse que, após pedidos de Estados-membros, negociadores da União Europeia revisaram seus cálculos iniciais para maximizar as responsabilidades que o Reino Unido seria obrigado a cobrir, incluindo pagamentos pós-Brexit de taxas de administração da União Europeia em 2019 e 2020.

 A informação, no entanto, foi contestada pelo o ministro do Brexit, David Davis. Ele disse, nessa quarta-feira, que o Reino Unido não vai pagar 100 bilhões de euros para deixar a União Europeia.

Citando sua própria análise de que demandas mais rígidas estariam sendo impulsionadas pela Alemanha e França, o jornal disse que  100 milhões de euros é um número bruto.

“Nós não vamos pagar 100 bilhões de euros. O que nós temos que fazer é discutir em detalhes quais são os direitos e obrigações”, disse Davis ao canal de TV britânico ITV.

Ele também disse que o governo britânico não recebeu um valor da União Europeia para a conta de saída.

O negociador europeu para o Brexit, Michel Barnier, destacou nesta quarta-feira que as exigências financeiras da União Europeia ao Reino Unido pelos valores já comprometidos com os 27 países do bloco não são um castigo.

“Não há um castigo, não há uma fatura do Brexit. A questão financeira é apenas sobre saldar contas”, disse Barnier em uma entrevista coletiva para apresentar as recomendações da Comissão Europeia nas negociações de divórcio com o Reino.

 

Sair da versão mobile