O boletim epidemiológico divulgado neste domingo (31) pela SES (Secretaria Estadual da Saúde) manteve em elevação as estatísticas da pandemia de coronavírus no Rio Grande do Sul. Enquanto o número de casos confirmados subiu de 9.242 para 9.332 em 289 dos 497 municípios gaúchos, os óbitos já somam 224, com a inclusão de seis novos óbitos, em quatro cidades.
As vítimas mais recentes são uma mulher de 57 anos e um idoso de 86 anos residentes em Lajeado (Vale do Taquari), outro de 80 anos em Carlos Barbosa (Serra), dois homens – 75 e 91 anos – de Bento Gonçalves (também na Serra) e uma idosa de 90 anos que vivia em Porto Alegre.
Com isso, a capital gaúcha chegou a 35 perdas humanas para a pandemia, seguida por Passo Fundo (Região Norte) com 31 e Lajeado com 18. Esta última, no entanto, lidera o ranking estatual de diagnósticos positivos (1.291), à frente de Porto Alegre (743) e Passo Fundo (734).
É importante mencionar, entretanto, ao menos dois aspectos importantes para uma melhor compreensão do panorama do coronavírus no Rio Grande do Sul:
– Esses dados têm por base os boletins da Secretaria Estadual da Saúde e estão sujeitos a revisão e ampliação nas próximas horas à medida em que os municípios vão repassando informações ao sistema estadual;
– A contagem de casos confirmados não descarta o contingente de recuperados da doença desde a chegada da pandemia ao Rio Grande do Sul, na primeira semana de março. Atualmente, 6.886 pacientes já estão curados, o que representa quase 74%.
Esforço de integração
Uma série de providências têm sido adotadas nesse sentido, por solicitação do governo do Rio Grande do Sul, para agilizar e qualificar a integração de dados das prefeituras sobre as estatísticas locais da pandemia, a fim de evitar discrepâncias que retardam o processo de conhecimento de cada cenários locais e regional.
Na capital gaúcha, a SMS já tem trabalhado de forma conjunta com a SES do no processo de integração para o envio dos dados em lote do Gercon (sistema utilizado pela prefeitura de Porto Alegre para notificação do coronavírus) ao E-SUS, base nacional de notificação do Sistema Único de Saúde.
O trabalho para compatibilização dos dados nas esferas municipal e estadual terá continuidade até que todas as informações referentes a notificações de Covid-19 na Capital estejam inseridos nos sistemas de informação.
Esse mutirão, realizado nos últimos dias por técnicos e profissionais da Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis da SMS, foi responsável tecnicamente por elevar para cerca de 800 o número de casos positivos inseridos nas bases de informação utilizadas pela Secretaria Estadual para notificar os quantitativos ao Ministério da Saúde e à própria população.
(Marcello Campos)
