Ícone do site Jornal O Sul

O Rio Grande do Sul já tem 14 vítimas de gripe A só neste ano

Uma das vítimas havia se vacinado contra a doença. (Foto: Divulgação)

Mais três casos de morte por gripe A foram confirmados pela Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul. Dentre as vítimas está uma gestante de 35 anos, moradora de Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Não há confirmação se ela havia tomado a vacina contra a doença.

As outras duas vítimas são uma mulher de 58 anos, que morava em Caxias do Sul, e um idoso de 69 anos, que residia em Taquara. Os dois não haviam sido vacinados, de acordo com a secretaria. Com esses últimos óbitos, subiu para 14 o total de vítimas fatais do vírus Influenza neste ano no Estado.

Mais de 3 milhões de pessoas já foram imunizadas contra a doença no RS, o que representa 83% do público-alvo. Mais de 91% dos idosos gaúchos já se vacinaram. A campanha nacional de vacinação, que teve início em abril, segue até esta sexta-feira. A imunização foi estendida para todas as idades desde 29 de maio no Estado.

O secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, avaliou a iniciativa do Ministério da Saúde, que, a exemplo do RS, abriu a vacinação para a população em geral. “Eu considero correta a decisão do ministro Ricardo Barros, pois a iniciativa de ampliar a vacinação deve evitar o desperdício de doses e a imunização das pessoas antes da chegada do inverno, já que a vacina leva de duas a três semanas para garantir uma efetiva proteção contra a gripe”, declarou.

Sair da versão mobile