Ícone do site Jornal O Sul

O Twitter reduziu o número de contas que você pode seguir por dia

A medida é um esforço para combater o spam na plataforma. (Foto: Reprodução)

Agora você só poder seguir 400 contas por dia no Twitter. A rede social anunciou nesta segunda-feira, 8, que reduziu o limite de vezes que usuários podem seguir perfis, em um esforço para combater o spam na plataforma. Até então, era possível seguir mil contas por dia. Caso atinja o limite, será necessário esperar até o dia seguindo para voltar a seguir mais perfis.

O Twitter disse que é um comportamento típico de spam e robôs seguir e deixar de seguir usuários inúmeras vezes.

“Seguir, deixar de seguir, seguir, deixar de seguir. Quem faz isso? Contas de spam. Por isso, estamos mudando o número de contas que você pode seguir a cada dia de 1000 para 400. Não se preocupe, você vai ficar bem”, disse o perfil oficial de segurança da rede social.

Nos últimos meses, o Twitter reforçou o combate às contas falsas presentes na plataforma. No início do ano, o aplicativo para Android e iOS começou a exibir um aviso indicando quem fez o tweet original no meio de uma sequência de tweets.

O recurso já está disponível para alguns poucos usuários das versões mobile do Twitter tanto no Android quanto no iOS, como confirmou a empresa ao TechCrunch. Com a tag, ela espera dar mais contexto às discussões realizadas na plataforma e evitar que perfis falsos causem desinformação na sequência de tweets.

“O propósito do Twitter é servir à conversação pública”, explica a diretora de gerenciamento de produto da empresa Sara Haider em comunicado. “Como parte deste trabalho, estamos experimentando dar mais contexto às discussões ao destacar respostas relevantes — como aquelas do autor original da postagem”.

Falando em termos práticos, imagine que alguém famoso faça uma postagem no Twitter e a conversa se estenda, algum engraçadinho, poderá vir com um fake para se passar pelo autor da postagem durante a sequência de publicações. É nesse contexto que o autor original da postagem será identificado para combater a desinformação.

A rede social está fazendo uma limpeza em sua plataforma, após receber críticas por permitir manipulação política e disseminação de discurso de ódio. Com a faxina, o Twitter está diminuindo o número de usuários falsos da rede social, ficando apenas com os usuários de verdade.

Em fevereiro, o Twitter perdeu 5 milhões de usuários ativos mensais no quarto trimestre de 2018. No período, cerca de 321 milhões de usuários frequentaram a rede social, enquanto no trimestre passado esse número era de 326 milhões.

Sair da versão mobile