Ícone do site Jornal O Sul

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, lamentou as mais de 100 mil mortes por coronavírus no Brasil

"A gente só pode lamentar, né? Já falei que já perdi três amigos pra essa doença", declarou Mourão. (Foto: Romério Cunha/VPR)

O vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB), afirmou na manhã desta segunda-feira (10) que “a gente só pode lamentar, né? Já falei que já perdi três amigos pra essa doença”, ao comentar o marco de 100 mil brasileiros mortos pela Covid-19.

A fala foi feita para jornalistas em frente ao Palácio do Planalto, quando Mourão chegava ao local para trabalhar. O Brasil chegou às 100 mil mortes pela doença no último sábado (8). Nesta segunda, o número de óbitos foi atualizado para 101.752, segundo os dados mais recentes Ministério da Saúde.

Ao ser questionado sobre o Brasil participar de uma aliança internacional pela vacina contra a Covid-19, Mourão afirmou não ter informações.

Projeção no Congresso

As duas torres do Congresso Nacional, em Brasília, receberam na noite desta segunda uma projeção em homenagem às vítimas da Covid-19 no Brasil. Os prédios tinham a seguinte frase: “Luto pelos 100 mil”.

A ação foi organizada pela União Nacional dos Estudantes (UNE), Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). A projeção foi autorizada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). O pedido foi feito pelo senador Flávio Arns, (Rede-PR).

Alcolumbre ainda decretou luto oficial de 4 dias no Congresso Nacional em solidariedade às vítimas da pandemia. Já o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), classificou a marca de 100 mil mortes de “absurda” e afirmou que o País não pode “tratar com naturalidade esses números.”

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, também decretou luto oficial de três dias no órgão.

O Brasil acumula 3.057.470 casos de Covid-19, conforme balanço diário divulgado nesta segunda pelo Ministério da Saúde. Foram 22.048 novos casos informados pelas secretarias de saúde nas últimas 24 horas.

O número de mortes chegou a 101.752. Há ainda 3.569 óbitos em investigação. Desde domingo (9), foram registrados 703 óbitos.

Atualmente, 791.096 pacientes com Covid-19 estão em acompanhamento. Já a quantidade de pessoas recuperadas chega a 2.163.812.

Os números diários de casos e mortes são menores aos domingos e segundas em função da dificuldade de pessoal para alimentação dos bancos de dados durante os fins de semana. Já na terça-feira, em geral, há mais casos pois o balanço diário traz o acúmulo dos casos registrados nos dias anteriores.

A taxa de letalidade (número de mortes pelo total de casos) ficou em 3,3%. A mortalidade (quantidade de óbitos por 100 mil habitantes) atingiu 48,4. A incidência dos casos de Covid-19 por 100 mil habitantes é de 1454,9.

Sair da versão mobile