Ícone do site Jornal O Sul

O voo do 14 Bis na abertura da Olimpíada do Rio no Maracanã reacende polêmica com americanos sobre quem é o pai da aviação

Réplica do 14 Bis, pilotada por um ator no papel de Santos Dumont, sobrevoou o Maracanã. (Foto: Reprodução)

Afinal, quem é o pai da aviação? Para os norte-americanos, os irmãos Wright são os precursores. A certeza é tanta que eles se indignaram com um dos destaques da cerimônia de abertura da Rio-2016, o sobrevoo de uma réplica do 14 Bis, pilotada por um ator no papel de Santos Dumont. “Então o Brasil pensa que inventou o avião? Os irmãos Wright estão olhando para baixo e rindo neste momento”, postou no Twitter o goleiro dos EUA Trevor Spangenberg.

Em 1906, Dumont, que já havia criado balões dirigíveis, sobrevoou com o 14 Bis o Campo de Bagatelle, em Paris, na França, entrando para a história como o primeiro a decolar a bordo de um avião. Mas os irmãos Orville e Wilbur Wright disseram que eles fizeram o primeiro voo da história, três anos antes, na Carolina do Norte (EUA).

Brasileiros reagiram aos tweets. “O avião pode até ter sido criado pelos Wright, mas o voo foi Santos Dumont. Se fosse para andar no chão, eu pegava ônibus”, ironizou um brasileiro no Twitter. (AG)

Sair da versão mobile