Ícone do site Jornal O Sul

O WhatsApp começa a liberar pacotes de figurinhas animadas

Por enquanto, só há um pacote de figurinhas animadas na plataforma. (Foto: EBC)

O WhatsApp começou a liberar nesta terça-feira (30) um novo recurso: figurinhas animadas oficiais na loja do aplicativo, que são versões em movimento dos já tradicionais Stickers.

Segundo o site WABetaInfo, a novidade foi identificada no Android (versão 2.20.195.1) e iOS (2.20.70.26), sendo que você precisa ser um Beta do aplicativo para visualizar as animações. A função já estava desde o início do ano em testes.

Por enquanto, só há um pacote de figurinhas animadas na plataforma: Playful Piyomaru, um conjunto de animações envolvendo um pintinho. Você pode encontrar e baixar as animações a partir do ícone presente nas conversas do mensageiro. Um sinal em forma de seta apontada para a direita indica quais são em movimento, enquanto os demais permanecem estáticos.

Com o tempo, novos conjuntos devem ser adicionados ao catálogo oficial. Além disso, já é possível importar figurinhas animadas de desenvolvedores terceiros, o que logo deve fazer o acervo ficar lotado de memes e piadas. Vale lembrar que o destinatário da mensagem também precisa ser Beta para visualizar o movimento — caso contrário, a imagem permanece parada.

A novidade deve estar presente em breve na versão estável do aplicativo. O recurso de stickers está presente no rival Telegram desde 2015. Já o recurso de animações nos adesivos veio em julho de 2019.

Videochamadas

De acordo com o WABetaInfo, portal especializado em notícias de versões de testes do WhatsApp, o mensageiro mais popular do mundo deverá suportar videochamadas com até 50 pessoas “em breve”.

Na versão de testes do WhatsApp Web que o WABetaInfo teve acesso, há dois atalhos de videochamada: um fica no menu ao lado do botão de nova mensagem, e outro aparece no menu que é aberto quando tocamos no ícone de clipe de papel, dentro de uma janela de bate-papo.

Depois de acessar o recurso no WhatsApp Web, surge uma janela de introdução ao Messenger Rooms, com o botão para prosseguir com a chamada dentro do novo serviço. É possível realizar videochamadas criptografas, ponto-a-ponto, com um contato selecionado do Messenger ou enviando um link de acesso para um convidado.

Segundo o próprio Facebook, o recurso será implementado, primeiramente, no Facebook, Messenger e Facebook Dating. Em seguida, ele deve ser liberado para o aplicativo do WhatsApp para Android e iOS, assim como para o smart display Portal.

Atualmente, o WhatsApp permite videochamadas com no máximo oito pessoas simultaneamente. É possível que novo recurso seja implementado o mais rápido possível, já que seria uma possibilidade de o Facebook concorrer com serviços como o Zoom, Skype e Google Meet, que se tornaram muito mais populares após a quarentena adotada como medida para conter o avanço do novo coronavírus.

Sair da versão mobile